Vamos falar sobre

Câncer de Próstata | Causas, Sintomas e Tratamentos

Novembro é o mês de conscientização em prol do câncer de próstata, doença que é a segunda maior causa de morte por câncer entre homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Vamos entender melhor a doença!

O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata se caracteriza como consequência da transformação de células da próstata de forma anormal, podendo, assim, se espalhar por todo o órgão e, em casos mais graves, até mesmo fora dele.

A próstata é uma glândula que pertence ao aparelho reprodutor masculino, responsável pela produção do líquido seminal.

Na maior parte dos casos, o tumor cresce de forma lenta, e cerca de 80% dos pacientes com mais de 80 anos que morreram por conta de outros problemas, nem sabiam que tinham o câncer em seu organismo. No entanto, o câncer pode se disseminar de maneira muito rápida.

Sintomas

No estágio inicial do câncer, não são apresentados sintomas, tanto que grande parte dos homens descobrem o tumor após os exames de rotina e diagnósticos, como TR (Toque Reto), TRIMprob (Sonda de Ressonância do Tecido Interferômetro), biópsias, cintilografia óssea, tomografia computadorizada, ressonância magnética, radioimunocintilografia e laparoscopia.

Quando os sintomas são existentes, o paciente costuma ter alguns dos listados abaixo:

  • Micção mais frequente;
  • Dor e dificuldade ao urinar;
  • Sangue na urina;
  • Ejaculação dolorosa (menos comum);
  • Dificuldade em atingir ou manter uma ereção (menos comum).

Prevenção

Como forma de prevenção, é importante que os homens mantenham os exames atualizados, frequentem o médico regularmente e cuidem da alimentação.

Alguns alimentos que ajudam na prevenção do câncer:

  • Alimentos Antioxidantes

Tomates e melancias são ricos em licopenos, poderosos antioxidantes. Estudos afirmam que os homens que consomem alimentos ricos em licopenos possuem menos chances de desenvolverem câncer de próstata.

Alguns deles são: a goiaba, limão, laranja, pimentão, brócolis, amêndoas, couve, chocolate amargo (mínimo 70% cacau), ameixa preta, alcaparra, alho-poró, ovos.

  • Nutrientes e vitaminas

Os seus agentes impedem que as substâncias cancerígenas se desenvolvam.

Vitamina K, por exemplo, é recomendada para prevenir o câncer de próstata e outras doenças. Essa vitamina você encontra em: ovos, cenoura, couve e outros crucíferos e na mostarda.

Diversifique as cores dos alimentos que você consome, aproveite as variedades de legumes, verduras e sementes.

  • Ômega-3

Alimentos ricos em ômega-3 podem ajudar a retardar o desenvolvimento da doença e preveni-lo. Entre esses alimentos estão: sardinha, cavala, atum, truta e salmão.

  • Café

O café pode auxiliar na prevenção da doença, porém é preciso tomar com moderação devido a reação à cafeína.

  • Gordura Natural

Evite o consumo de alimentos industrializados, como margarina e produtos lácteos, e consuma aqueles que são naturais e vegetais, como as gorduras de azeite, nozes, peixe e sementes.

Tratamentos

Cada caso de câncer de próstata deve ser tratado de forma individual, pois cada pessoa possui um organismo diferente da outra.

É importante saber qual é a classificação do câncer dentro do Escore de Gleason, pontuação dada a um câncer de próstata de acordo com a sua aparência microscópica. Quanto mais baixo é o escore, melhor será o prognóstico do paciente:

  • Escore entre 2 e 4: significa que há cerca de 25% de chance do câncer se disseminar para fora da próstata em um período de 10 anos.
  • Escore entre 5 e 7: significa que há cerca de 50% de chance do câncer se disseminar para fora da próstata em um período de 10 anos.
  • Escore entre 8 e 10: significa que há cerca de 75% de chance do câncer se disseminar para fora da próstata em um período de 10 anos.

Portanto, abrace a causa e incentive amigos e a familiares a se prevenirem.

 

Conheça as nossas redes sociais e o nosso site:

HMS Natural

@hms_natural

https://www.hmsnatural.com.br/

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone