Psicologia Saúde

5 hábitos que ajudam na saúde mental

sáude mental
Conheça hábitos que melhoram a sua saúde mental.

Vamos começar o ano cuidando da nossa saúde mental?

Estresse no trabalho, medos, problemas familiares e afetivos, violência, e outros fatores podem desencadear sobrecargas mentais. Se você não cuida de sua saúde mental e das suas emoções, seu corpo sofre, pois aquilo que não é resolvido na mente o corpo acaba se transformando em doenças físicas. E claro que você não quer isso, né?

Felizmente existem ótimos hábitos que podem nos ajudar e muito! Todos que listamos aqui são fáceis e que podem te ajudar muito na sua rotina. 

São eles:

1 – Tenha um sono de qualidade

Vamos começar pelo mais importante, né? Para se ter um sono de qualidade, os médicos recomendam dormir de 7 a 9 horas, mas isto também pode variar de acordo com a idade da pessoa e de corpo para corpo. O ideal é dormir uma quantidade de horas suficiente para acordar com a sensação de que realmente descansou.

Uma noite de sono tranquila pode resolver uma grande parte de problemas emocionais e psicológicos. Com o cérebro descansado, ele recarrega sua energia mental e aumenta sua clareza.

2 – Não se sobrecarregue com multitarefas

Vivemos numa época em que a tecnologia nos permite fazer mil coisas ao mesmo tempo. Não precisamos sair do lugar ou nem deixar de fazer algo que já estávamos fazendo. São tantas demandas para serem geridas, que o nosso cérebro pede socorro!

Estudos recentes indicam que a multitarefa afeta gravemente nossas células cerebrais, danificando a nossa função executiva. Preocupante, né? Portanto, não se sobrecarregue. Administre seu tempo, organize suas tarefas e tente não fazer tudo de uma vez só.

3 – Pratique meditação ou yoga

A meditação é a melhor ferramenta para organizar sua mente. Ela ajuda muito na concentração, na redução de dores, ajuda a prevenir doenças cardíacas e aumenta sua energia. Enquanto a yoga é uma maneira de se conectar com seu próprio corpo através do foco e concentração em sua respiração.

Vários estudos indicam que as duas práticas são super eficazes contra o estresse do dia a dia. Elas podem ser técnicas bem diferentes, mas na realidade acabam se complementando uma à outra. Coloque-as em prática e veja o quanto sua rotina pode ficar mais leve e equilibrada.

4 – Deixe o celular de lado

Sabia que o celular é uma das principais causas que atrapalham a concentração e a produtividade? 

O aparelho pode interferir negativamente no desempenho em tarefas cotidianas. Com ele nós absorvemos muitas informações, úteis e também inúteis, que consequentemente atrapalham o nosso raciocínio e acabam tirando nosso foco. 

A luz do aparelho também pode causar insônia, afirmam estudos. O hábito com luminosidade alta prejudica na hora de dormir, já que compromete a produção do hormônio responsável pelo sono, a melatonina.

Pelo menos uma vez por semana faça um detox de celular, deixe ele de canto e foque em outras atividades saudáveis.

5 – Converse com alguém

É totalmente normal e inevitável não nos sentirmos bem 24 horas por dia. Todos temos problemas para resolver, questões, traumas e chega uma hora que nos sentimos sufocados. Conversar com alguém pode ser uma maneira excelente de se libertar desses sentimentos.

Compartilhar seus pensamentos e suas frustrações não apenas fará você se sentir bem, mas também manterá sua mente saudável. E mesmo que não esteja se sentindo mal, converse. Faça disso um hábito e veja o quanto sua mente pode ser estimulada apenas com outras trocas de palavras.

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone