Estética e Beleza

7 curiosidades sobre o cabelo

Os ruivos

Se você tem fios escuros, claros ou ruivos, isso é graças à melanina (pigmento) contida no seu cabelo. Existem dois tipos diferentes: a eumelanina e a feomelanina. A eumelanina é dominante. Se a pessoa tem cabelo do marrom claro ao preto, existe muito pigmento. Já se ela é loira, então a eumelanina existe em pouca quantidade.
Quem é ruivo possui a feomelanina. Ela é a responsável pelos cabelos vermelhos e é muito rara. A porcentagem de pessoas ruivas é muito pequena, cerca de 3%, e isso rendeu a teoria de que pessoas de cabelos vermelhos seriam humanoides que vieram de outro mundo para dominar a humanidade.

Alguns tons de cinza

Os cabelos ditos brancos, na verdade, são cinza, e isso acontece com as pessoas ao longo dos anos. A principal causa disso é a acumulação de peróxido de hidrogênio, o desgaste dos folículos capilares e a fraca pigmentação. Os cabelos vermelhos tendem a adquirir uma cor de areia e, em seguida, branquear rapidamente.
Muitos povos associam o cabelo grisalho à experiência de vida. É por causa disso que, na era vitoriana, jovens mulheres inglesas usavam joias feitas de cabelos cinza das mães ou avós mortas, a fim de proteger-se da estupidez e da ingenuidade, ganhando inteligência e maturidade.

Explicações médicas

Muitos homens consideram as loiras mais atraentes, mas isso pode ser explicado cientificamente. Segundo os cientistas, mulheres de cabelos claros têm níveis mais altos de estrogênio, hormônio feminino. Em contrapartida, elas são mais suscetíveis à problemas de visão. É por isso que muitas usam óculos.
Já as ruivas são menos sensíveis à medicação para a dor. Um estudo dos dentistas ingleses, publicado no British Medical, mostra que elas exigem anestesia com 20% mais drogas. E as morenas são mais propensas a doenças neoplásicas. Além disso, o fígado metaboliza a nicotina de forma mais eficiente, sendo elas as maiores dependentes do tabaco.

Sustentabilidade capilar

Você acredita que em 2007, cabelo humano coletado em salões de beleza foi utilizado para limpar uma PRAIA em São Francisco, EUA? Pode acreditar. Quem fez essa descoberta foi Phil McCrore, após um desastre ambiental que aconteceu em 1989.
Os fios são um grande absorvente de óleo. Alguns cultivadores de cogumelos têm adicionado compostos de cabelo humano para absorver gorduras, e uma empresa chinesa quer produzir molhos de soja utilizando aminoácidos derivados dos fios.

 

Pequenos pelos

Cálculos mostram que somos cabeludos como os macacos, segundo o dermatologista Dr. Eric Kamorsi, de Washington. “Se você pegar uma lupa e olhar para o seu corpo, você vai encontrar um monte de pequenos cabelos claros”, ele diz. A densidade por centímetro quadrado no couro cabeludo não é muito diferente da de um chimpanzé.
As maiores densidades estão entre as pessoas loiras, uma média de 146 mil fios, seguido pelas morenas, com cerca de 110 mil fios. Depois vêm as pessoas com cabelos castanhos, com mais ou menos 100 mil fios. No entanto, essa é uma base aproximada, já que isso varia bastante de acordo com a genética de cada um.

 

Mudando a cor do cabelo

O responsável pela tintura para cabelos, mistura que eleva a autoestima de muitas mulheres, é o químico Eugène Schueller. A primeira tentativa bem-sucedida do francês aconteceu em 1908, quando ele criou a primeira coloração capilar (da qual derivam as tinturas). Ela passou a ser comercializada em 1909.
Ele baseou sua fórmula em um componente químico poderoso, o paraphenylenediamine, e fundou a Fábrica de Tinturas para Cabelos Inofensiva. Um ano depois, Schueller achou que deveria escolher um novo nome para sua empresa: L’Oreal. Sua tintura mais famosa, Imedia, apareceu em 1927 e até hoje faz sucesso.

Retirada de cabelos brancos

Todo mundo já ouviu falar que, quando arrancamos um cabelo branco, outros dois nascerão no local. Será que é verdade? Não, não é. Tudo isso é mito. Porém, é preciso saber que o fio arrancado não nascerá na tonalidade natural do seu cabelo. Ou seja, se você o arrancou branco, ele nascerá novamente na mesma cor.
Porém, é perigoso arrancar fios do cabelo já que, com a retirada excessiva, uma falha pode tomar conta da área no couro cabelo e novos fios podem não voltar a crescer. Ou seja, a ordem é não arrancar fios de cabelo. Se os fios brancos estiverem incomodando, uma tintura pode resolver o seu problema.

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone