Neste fim de ano, as festas serão diferentes. Nem todo mundo vai se reunir com a família inteira ou com os amigos como gostaria. E já que a ceia será menor, por que não deixá-la mais saudável também? As comidas típicas desta época do ano costumam ser conhecidas pelo excesso de gordura e de calorias, e normalmente deixam alguns quilinhos a mais de lembrança. Mas com algumas substituições simples, é possível deixar a ceia de Natal mais leve e nutritiva. Veja as dicas que separamos para você e aproveite o fim do ano com mais saúde.
Entradas mais leves
Quem não abre mão do tradicional salpicão na entrada pode deixá-lo mais leve abrindo mão da batata e substituindo a maionese por iogurte natural. A ameixa, fruta conhecida por harmonizar super bem com o frango, ainda ajuda a regular o intestino e é fonte de vitaminas A, B6 e C. Aproveite para acrescentá-la à receita!
Escolhendo o prato principal
Com menos gente participando da confraternização, você pode abrir mão das opções mais gordurosas de carne, como tender e lombo de porco, e optar pelo tradicional peru. A ave é considerada uma das melhores opções de proteína, já que possui baixo teor de gordura e é rica em zinco, um mineral conhecido por suas propriedades antioxidantes. Se possível, tempere o peru em casa com ervas naturais, já que as versões que vêm temperadas de fábrica possuem grandes quantidades de sódio e aditivos químicos.
Acompanhamentos inteligentes
O arroz integral é uma boa alternativa ao branco, já que possui mais nutrientes e mais fibras. Para deixá-lo ainda mais saboroso e nutritivo, você pode acrescentar amêndoas, lentilhas ou legumes picadinhos.
Para fazer a farofa, experimente usar uma farinha de oleaginosas, como a de castanha de caju. Além de ser mais nutritiva, ela possui menos carboidratos e menor índice glicêmico! No lugar de bacon, ovos e linguiça, acrescente frutas secas ou vegetais ralados.
Não precisa abrir mão da sobremesa!
Depois da ceia, é difícil resistir a um docinho para fechar a noite. As frutas típicas do Natal, como melão, uva, pêssego, ameixa, figo e cereja são as melhores opções de sobremesa. Para quem não abre mão da rabanada, uma ideia é fazê-la no forno, em vez de frita, usando leite desnatado e leite condensado diet na receita.
Dica de ouro
Por último, mas não menos importante, é sempre bom lembrar para pegar leve com as bebidas alcoólicas, que além de calóricas, colaboram para a desidratação do corpo, especialmente nos dias mais quentes.
Se, mesmo seguindo essas dicas, você exagerar na ceia e se sentir pesado no dia seguinte, lembre-se de beber muita água e aposte em ativos naturais que auxiliam a digestão, como a Espinheira Santa e o Vinagre de Maçã. Boas festas!