Atletas

A suplementação para atletas de alto rendimento

A suplementação para atletas de alto rendimento

O uso de suplementos alimentares tem se tornado constante devido ao aumento significante de frequentadores nas academias do país. Este, no entanto, pode ser prescrito apenas por profissionais de saúde qualificados como médicos, nutricionistas e farmacêuticos. Mas qual é a importância da suplementação?

A importância da suplementação para atletas

Segundo especialistas, a suplementação nutricional é importante para os atletas de alto rendimento. Chamada também de ergogênica, ela afeta o desempenho físico e esportivo, e é fundamental, já que os níveis competitivos entre os atletas de ponta tendem a ser parecidos.

Os suplementos esportivos são eficazes e constituem um elemento a mais na alimentação do atleta, ideal para quem está fazendo dieta e busca uma ajuda que evite carências nutricionais e desgaste físico durante o treino. Além disso, o suplemento pode ser considerado um alimento sob medida feito para auxiliar a capacidade física.

Porém, é importante ressaltar que os suplementos esportivos não se destinam a substituir os alimentos convencionais, mas sim complementá-los. Eles contribuem especificamente para ocasiões em que o organismo precisa de certos nutrientes para processar adequadamente.

Opções de suplementos

Segundo o nutricionista esportivo e clínico Henrique Ribeiro Carreira, do futebol da AD São Caetano, para melhorias e benefícios na performance do atleta, pode ser consumido suplementos como:

  • Whey protein: é uma proteína do soro do leite, que pode ser utilizada por atletas que buscam maior necessidade de proteína, por conta do desgaste físico sofrido durante o exercício.
  • Cafeína: age como estimulante, aumentando o desempenho em atividades físicas e a resistência muscular.
  • Beta-alanina: aumenta a massa muscular, retarda a fadiga durante os treinos e aumenta o desempenho.
  • Creatina: para quem pratica exercícios de explosão e potência, como futebol e basquete, utiliza-se a primeira via de fornecimento de energia, a creatina fosfato, que melhora a performance.
  • Bicarbonato de sódio: parecido com o beta-alanina, faz com que a fadiga também se torne mais tardia durante as atividades físicas.
  • Carboidratos: seja em gel, maltodextrina ou bebida esportiva, são indicados para atletas que realizam exercícios com duração maior do que 90 minutos.

Gostou das dicas? Então acompanhe nosso blog, fique por dentro do mundo fitness e seja mais saudável!

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone