Bem estar Vamos falar sobre

Entenda a relação entre alimentação saudável e câncer de mama

imagem de alimentos para ilustrar texto sobre a alimentação saudável e câncer de mama

De acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), durante todo o ano de 2018 serão descobertos 59.700 casos de câncer de mama – sendo esse tipo de câncer o segundo que mais atinge mulheres. E o que poucas pessoas sabem é que alguns dos quadros poderiam ter sido prevenidos a partir da adoção de bons hábitos alimentares. Confira abaixo a relação entre alimentação saudável e câncer de mama.

Alimentação saudável e câncer de mama: Prevenção

Não é novidade que a adoção de hábitos saudáveis é essencial para a manutenção da saúde em geral. No entanto, quando falamos em câncer de mama, essas práticas, especialmente a alimentação equilibrada, tem um papel fundamental.

Uma alimentação rica em legumes e verduras ajuda a regular o metabolismo e manter o bom funcionamento do corpo. Já o consumo frequente e excessivo de itens industrializados, gordurosos e ricos em açúcar afetam negativamente as funções do organismo, alterando hormônios como a insulina, provocando inflamações sistêmicas e aumentando o estresse metabólico.

Dessa forma, consultar um nutricionista e seguir corretamente suas recomendações pode ser uma boa forma de ficar longe da doença. Além disso, vale ir ao ginecologista e efetuar o autoexame e a mamografia frequentemente – especialmente após os 40 anos.

Alimentação saudável e câncer de mama: Tratamento

A adoção de uma alimentação equilibrada é importante não só na prevenção do câncer de mama, mas também no tratamento. Mas vale destacar que, nesse caso, é essencial o acompanhamento nutricional, pois podem ser necessárias algumas adequações na rotina.

O câncer pode levar a alterações metabólicas, por exemplo, que aumentam o gasto energético, dessa forma, é importante reforçar o consumo de alimentos que oferecem calorias positivas. Além disso, nesse período é comum o paciente sofrer de enjoos, falta de apetite ou dificuldade para mastigar e ingerir alguns itens, o que pode exigir algumas mudanças no cardápio.

A recomendação de evitar alimentos industrializados, agrotóxicos, possíveis emissores de bisfenol A (substância que pode ser encontrada em plásticos), alguns edulcorantes e conservantes é reforçada durante o tratamento e após a cura do quadro, já que essas substâncias são estudadas como possíveis promotores de cânceres.

Durante o tratamento vale, ainda, consumir alimentos que contribuem com o sistema imunológico, reduzem inflamações e são antioxidantes. Esses últimos ajudam a combater a reprodução excessiva de radicais livres, que provocam o surgimento e reprodução do câncer. Alguns exemplos de antioxidantes são: vitamina C, vitamina E, ômega 3, zinco e carotenoides (compostos vegetais que dão coloração amarela, vermelha e laranja à frutas e legumes). Esses nutrientes podem ser consumidos através da alimentação ou por meio de suplementação.

Conheça os suplementos da HMS fórmulas para manter uma nutrição equilibrada e ficar longe do câncer de mama.

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone