Fala Aí Medicina Saúde Vamos falar sobre

Câncer de Próstata: sintomas e prevenção

Câncer de próstata
Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Foto: Freepik

Amanhã é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, e com o Novembro Azul quase chegando ao fim, nada melhor do que falar sobre o câncer de próstata. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Segundo o INCA, cerca de 66 mil novos casos da doença devem ser diagnosticados no país este ano, causando mais de 15 mil mortes.

Entendendo o câncer de próstata

A próstata é uma pequena glândula em forma de noz, responsável pela produção do fluido seminal que nutre e transporta os espermatozoides nos homens. Em muitos casos, o tumor de próstata cresce lentamente e fica limitado à glândula, onde pode não causar danos graves. No entanto, alguns tipos de câncer de próstata podem ser agressivos e se espalhar rapidamente.

O câncer de próstata pode não apresentar sintomas em seus estágios iniciais, mas em fases mais avançadas, costuma causar dificuldade para o homem urinar. Outros sinais são: força diminuída no jato de urina, sangue na urina ou no sêmen e disfunção erétil. Marque uma consulta com seu médico se tiver quaisquer sinais ou sintomas persistentes.

Fatores de risco

Qualquer homem pode desenvolver câncer de próstata em algum momento, mas alguns fatores podem aumentar esse risco. São eles:

  • Idade: a doença é mais comum após os 50 anos.
  • Histórico familiar: homens com histórico de câncer na família (seja por parte de pai, ou de mãe) têm mais chances de desenvolver câncer de próstata.
  • Obesidade: pessoas obesas têm maior probabilidade de ter a doença, inclusive de forma mais agressiva.
  • Consumo excessivo de álcool e tabagismo.

As orientações para reduzir as chances de desenvolver o câncer de próstata são basicamente as mesmas para qualquer pessoa que deseje levar uma vida mais saudável: ter uma dieta balanceada, praticar atividades físicas regularmente e manter-se no peso adequado.

Também é fundamental que, a partir dos 40 anos, os homens consultem um urologista regularmente para fazer o exame da próstata, afinal, o diagnóstico precoce permite que o tratamento seja mais leve e aumenta suas chances de sucesso.

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone