Emagrecedores

Como funciona o Metabolismo?

Muitas pessoas vivem lutando contra a balança. Algumas buscando uma redução do peso e outras, por incrível que pareça, buscando aumentar seu peso. Estas coisas nem sempre são tarefas fáceis, principalmente à medida em que vamos envelhecendo. E quem faz você não conseguir atingir o seu objetivo pode ser o seu metabolismo (que pode estar lento ou rápido demais).

O que é e como funciona o metabolismo?

É mais ou menos assim: substâncias químicas e nutrientes sofrem transformações no interior do nosso corpo o tempo todo e a esta ação dá-se o nome de metabolismo. É através destes processos que é produzida energia para manter o corpo em funcionamento.
Em outras palavras, podemos dizer que para o corpo se manter vivo, ele precisa queimar calorias e isso ocorre devido ao metabolismo. Mesmo que você não malhe ou faça qualquer atividade física, todos os dias, o tempo todo, até mesmo quando se está dormindo, o corpo está queimando calorias o dia todo e sem parar.
O metabolismo das pessoas é diferente e depende de alguns fatores como genética, altura, sexo, idade, peso, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Por isso é que algumas pessoas têm mais facilidade para emagrecer do que outras, já que elas conseguirão gastar mais energia por possuírem um metabolismo mais rápido, enquanto outras lutarão contra a balança para perder alguns quilos. Ou seja, algumas pessoas têm o metabolismo mais lento, por isso demoram mais ou não conseguem emagrecer, apesar de fazer dietas.
A perda de tecido muscular é a causa principal da diminuição do metabolismo. Por isso, a recomendação é fazer alguma atividade física para que os músculos se mantenham ou se desenvolvam. Outro fator que interfere no metabolismo é a diminuição do nível de atividade à medida que se vai envelhecendo. Há ainda outras causas como uma alimentação inadequada, já que é muito comum as pessoas pularem refeições ou ficarem muito tempo sem se alimentar. E quando isso ocorre, o corpo obtém a energia necessária consumindo também o seu próprio tecido muscular (o chamado catabolismo).

O que é Anabolismo e Catabolismo?

O metabolismo é dividido em duas fases: anabolismo (metabolismo construtivo) e catabolismo (metabolismo destrutivo). Os objetivos e os resultados são opostos. Assim sendo, enquanto que o anabolismo é um processo metabólico que implica na construção de moléculas a partir de outras, no catabolismo o processo se dá pela “quebra” das proteínas do tecido muscular para obter energia.
No anabolismo, um dos fatores que o favorece é a pratica de um treinamento adequado, com o intuito de ganhar massa muscular. Além, claro, de uma alimentação adequada com a ingestão de alimentos ricos em proteína de origem animal.
No catabolismo, os fatores são um tanto quanto diferentes. Um treinamento longo e uma alimentação inadequada, sonos insuficientes e noites mal dormidas e o consumo de bebidas alcoólicas são a principal causa do catabolismo.

O que afeta o metabolismo?

A genética é responsável por cerca de 80% da taxa metabólica. O índice é bastante alto, mas não se pode mudar a genética. Então a solução é adquirir novos hábitos no seu dia a dia para ajudar a acelerar o metabolismo.
Confira então o que você pode fazer para ajudar o seu organismo. Você verá que o tecido muscular é o que mais afeta o metabolismo.
  1. Alimentação – Não se deve exceder no açúcar após a refeição, já que a digestão de proteínas e gorduras fica prejudicada. Além do mais, o açúcar retarda a digestão de outros alimentos e engana o cérebro, já que o açúcar é digerido mais rapidamente, por isso a pessoa fica com a sensação de que está com fome novamente em pouco tempo. Além do açúcar, os alimentos gordurosos também devem ser controlados. No entanto, não é recomendável reduzi-los drasticamente da dieta diária, pois a deficiência desse nutriente diminui a produção de certos hormônios, levando à diminuição do metabolismo. A dica então é ingerir gorduras que fazem bem à saúde, como provenientes de nozes, castanhas e azeite de oliva.
  2. Frequência das refeições – O tempo entre uma refeição e outra deve ser de três em três horas. Isto porque quanto maior for o tempo entre as refeições, mais lento será o seu metabolismo, pois ele diminui para poupar energia. Ao ficar muito tempo sem comer ou pular refeições, o corpo tem que encontrar uma nova fonte de energia, por isso, ele consome o seu próprio tecido muscular.
  3. Sexo – O metabolismo feminino é mais lento do que o masculino. Isto porque os homens apresentam maior percentual de massa muscular e menor de gordura do que as mulheres. Por isso, para ajudar no desenvolvimento de massa muscular, as mulheres devem praticar atividade física.
  4. Atividade física – Para acelerar o metabolismo, o ideal é combinar exercício aeróbico e ginástica localizada ou musculação. Mas, é preciso que o exercício seja feito regularmente. Isto porque a atividade física feita continuamente ajuda a transformar glicose e gordura em energia, sem a necessidade de produzir o hormônio insulina, que ajuda a engordar.
  5. Tecido muscular – O gasto calórico será maior ou menor dependendo do quanto você tem de músculos. Ou seja, se você tiver mais músculos, maior e mais veloz será o gasto calórico. Afinal, os músculos trabalham queimando calorias 24 horas por dia.
  6. Água – Mais de 70% das funções do corpo acontecem na presença de água. Transportar hormônios, vitaminas e minerais, facilitar o trânsito intestinal e eliminar toxinas são algumas funções da água. O metabolismo desacelera se tiver falta de água no organismo. Por isso, o recomendável é beber pelo menos 8 a 10 copos por dia.
  7. Idade – A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento. Por isso, a partir dessa idade deve-se fazer maior controle alimentar e praticar atividade física regularmente. 8º) Temperatura ambiente Em dias mais frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido.
Gostou? Deixe seu like nas Redes Sociais!
Referências: guiadenutrição.com.br

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone