Bem estar Fala Aí Psicologia Vamos falar sobre

Como a organização influencia na sua saúde

Organização da Casa
Falta de organização pode prejudicar sua saúde física e mental. Foto: Freepik

Você certamente já se sentiu angustiado quando a bagunça passa dos limites dentro de casa, não é mesmo? Poucas sensações são piores do que a de procurar algo incansavelmente e não encontrar. Mas você já parou para pensar em como a organização da casa (ou a falta dela) impacta diretamente no seu bem-estar?

Riscos físicos e emocionais 

As razões pelas quais a desorganização produz riscos à nossa saúde física são mais óbvias: o acúmulo desordenado de objetos favorece o acúmulo de poeira e mofo, sendo um prato cheio para quem sofre com doenças respiratórias.

Alguns estudos mostram ainda que a desorganização está relacionada também ao excesso de peso, porque afeta a capacidade do ser humano de realizar melhores escolhas alimentares. 

A desorganização pode impactar diretamente, também, nossa saúde mental. Muitas vezes não relacionamos os fatos, mas a bagunça em excesso pode nos deixar irritados, ansiosos e até deprimidos. Quando tudo à nossa volta está organizado, nosso cérebro consegue funcionar melhor, melhorando a nossa produtividade nas tarefas cotidianas e nos deixando mais relaxados e felizes.

Por que não consigo me organizar?

Provavelmente, vários fatores contribuem para a sua desorganização. Ter consciência de como ela te afeta negativamente é importante para resolver o problema, mas não é suficiente. Por isso, é importante ficar atento aos outros motivos, para corrigi-los. Entre os mais comuns, estão:

  • Falta de hábito;
  • Excesso de coisas em casa;
  • Falta de tempo.

Organizar a casa ou o ambiente de trabalho pela primeira vez pode ser desafiador, mas traz muitos benefícios a longo prazo, como: 

  • Melhora do sono;
  • Redução do estresse, da tristeza e da ansiedade;
  • Melhora dos relacionamentos e da produtividade.

Colocando a casa em ordem

Que tal aproveitar o último dia do ano para fazer aquela faxina, esvaziar gavetas, jogar fora o que não serve mais e deixar tudo em ordem para receber 2021? Antes de começar, separe sacos de lixo e caixas de papelão para ajudar na limpeza. Organize um cômodo de cada vez e faça pequenas pausas a cada hora, para não se sentir tão cansado ou ficar desmotivado.

Retire tudo de armários, gavetas e prateleiras e coloque à vista, para avaliar o que você deseja manter e do que vai se desfazer. Separe os itens em três categorias: o que será mantido, o que será doado e o que vai para o lixo ou reciclagem. Não tem certeza do que fazer com alguma coisa? Coloque em uma caixa e examine-a novamente em seis meses. Provavelmente, se você não usar um item em seis meses, não precisará dele nunca mais.

Aproveite também para limpar os armários e gavetas e varrer os cômodos antes de colocar as coisas que sobraram novamente no lugar. Depois de definir o melhor local para guardar cada objeto, procure devolvê-lo ao lugar certo imediatamente depois de usá-lo: isso vai te ajudar a manter a casa organizada e a ter um 2021 mais leve!

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone