Bem estar Estética e Beleza Veganos

Cosméticos naturais, orgânicos ou veganos? Entenda a diferença

cosméticos

Quais as diferenças e benefícios desses tipos de cosméticos? Como saber identificá-los? Descubra no post.

Antes de falarmos sobre os benefícios, é importante entender as particularidades e diferenças entre eles. Então vamos lá:

Cosméticos Naturais

Infelizmente não há uma lei que determine o que são os cosméticos naturais. Entretanto, existem órgãos particulares que fazem esse trabalho.

Segundo essas certificadoras, como a IBD e a EcoCert, para o produto ser natural é necessário que ele tenha 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos e/ou sintéticos. Esses não podem ser Parabenos, Petrolatos, Triclosan, Mercúrio, Óleo mineral, Hidroquinona, PEGs, Imidazolidinyl Urea, Diazolidinyl Urea, Lauril Sulfato de Sódio, Lauril Éter Sulfato de Sódio, BHA, BHT e Silicone.

Por isso, para se ter certeza da procedência de um produto é importante que sempre leia os rótulos para identificar quais os ingredientes foram usados em sua fórmula.

Cosméticos Orgânicos

Esses são formulados através de matérias-primas naturais certificadas, produzidas com base na sustentabilidade. Para ser considerado orgânico é preciso que, pelo menos, 95% da sua fórmula seja produzida com matérias-primas orgânicas. E os outros 5% sejam constituídos por ingredientes naturais e água.

A lista que falamos acima também vale para esta categoria, é importante que o cosmético não tenha nenhum desses ingredientes para ser considerado orgânico. Esses produtos normalmente contém um selo que os identificam, facilitando a localização.

Cosméticos Veganos

O veganismo é uma filosofia que pretende extinguir o uso e a exploração de animais para qualquer atividade humana. Cosméticos veganos não podem possuir nenhum ingrediente animal e nem ser testado em animais.

É importante que você saiba que um cosmético vegano pode não ser natural ou orgânico, por exemplo. Além disso, ele pode ser totalmente sintético e continuar sendo vegano. É importante que fique atenta (o) aos selos que contém no produto, normalmente, identificando sua categoria.

cosméticos

Agora que você já entendeu as diferenças e particularidades de cada um, vamos conhecer alguns benefícios desses cosméticos:

– Ao comprar qualquer um desses produtos, você está incentivando a produção de produtos naturais e diminuindo o uso de produtos químicos em sua rotina;

– Não podemos minimizar os benefícios para o meio ambiente. Desde a produção até o uso de cada fórmula, a contribuição com a natureza é inegável e bastante importante, haja vista os danos que os demais produtos já causam;

– O seu corpo agradece! O corpo humano absorve cerca de 60% do que fica exposto à nossa pele. Utilizando cosméticos naturais, orgânicos e veganos você está diminuindo os riscos que sua saúde e pele correm diariamente. Por exemplo, como os ingredientes químicos são proibidos na formulação, a probabilidade que tenha alguma alergia ou reação é consequentemente menor. Ou seja, optar por essas categorias podem ajudar a evitar o ressecamento excessivo e descamação da pele; danos ao cabelos e olhos; o aumento do risco de câncer, problemas de fígado e sistema imunológico.

Claro que esses são apenas alguns benefícios que os cosméticos naturais, orgânicos e veganos trazem para você e para o meio ambiente. Curtiu?

O mais valioso disso tudo é entender que existem produtos que, além de minimizar os impactos causados na natureza, ainda cuidam e protegem nossa saúde e pele, chegando a ajudar ainda mais que os cosméticos normais. E aí, que tal experimentar e aderir à essas novas opções?

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Anúncio

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Anúncio

Vídeo

WhatsApp icone