Estética e Beleza

Descubra quais são as causas da queda de cabelo e como evitá-la

Descubra quais são as causas da queda de cabelo e como evitá-la

Tem notado que seu cabelo tem caído mais do que deveria e não sabe o que fazer? Confira nossas dicas e evite a queda.

A queda de cabelo nem sempre indica um problema, dependendo da quantidade é um processo natural do corpo. Médicos afirmam que o cabelo se renova diariamente, por isso, chegamos a perder de 50 a 150 fios de cabelo todos os dias, ou seja, se está dentro dessa média, pode ficar tranquila (o), é completamente normal.

Além disso, existem algumas causas que aumentam a queda, como as estações do ano, por exemplo. No outono e inverno, o cabelo tende a cair mais porque a raiz está sendo menos irrigada por nutrientes e sangue, o que pode aumentar a queda dos fios. Essas e outras diversas razões podem aumentar a queda dos fios, confira:

Estresse

Essa é uma das principais causas da queda de cabelo, o estresse se tornou um vilão para os fios saudáveis. Se esse é o seu caso, tente reduzir a carga de estresse, respirar e praticar seus hobbies preferidos, afim de cuidar não só dos cabelos, mas também da sua saúde física e mental.

Deficiência de vitaminas

Lembre-se, o cabelo também precisa de vitaminas e minerais para manter-se saudável. Se você estiver com deficiência de ferro no organismo, por exemplo, essa falta afetará diretamente em seus fios. Fique atenta (o) e, se necessário, procure um médico.

Gravidez

Durante a gestação e no pós parto, esse é um problema considerado normal na gestação. Isso acontece devido as alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez. Se este é o seu caso, tente relaxar e aceitar que esse é um processo normal e, se notar, algo diferente, procure um especialista.

Alterações hormonais

Durante a vida, passamos por várias alterações hormonais e essas podem causar queda de cabelo. Sempre que necessário, procure um médico e obtenha o tratamento adequado.

Uso de remédios

Alguns medicamento apresentam a queda de cabelo como efeito colateral, como os antidepressivos, anticoagulantes e remédios para a pressão, por exemplo. Se notar que o problema surgiu com o remédio, consulte seu médico para avaliar a possibilidade de substituir esse medicamento por outro.

Doenças

Algumas doenças como a anemia, o hipotireoidismo, hepatite, entre outras, também agravam o problema. Neste caso, é aconselhável que procure seu médico e veja qual o melhor tratamento.

Hábitos diários

Seus hábitos de vida influenciam diretamente não só na sua saúde física e mental, mas também na sua saúde capilar. Estresse, sedentarismo, tabagismo e má-alimentação, por exemplo, podem agravar o problema.

Além dessas causas, também é importante que fique atenta (o) aos seus cuidados capilares. Práticas incorretas de higiene, uso excessivo de química e problemas no couro cabeludo, como dermatite, psoríase e micose, também podem causar a queda de cabelo.

Neste caso, também é importante que consulte seus familiares e veja se há caso de alopecia androgenética, a calvície, na família. O problema é hereditário e pode ser a causa da sua queda de cabelo.

Por isso, é importante que visite seu médico regularmente e esteja em dia com sua saúde. Mantenha hábitos saudáveis, cuide da sua saúde física e mental, invista nas vitaminas e, sempre que precisar, conte com a gente!

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone