Bem estar Dermatologia Estética e Beleza Fala Aí Medicina Saúde Vamos falar sobre

Dezembro Laranja e Câncer de Pele

câncer de pele
Proteção solar é a melhor forma de evitar o câncer de pele. Foto: Freepik

Estamos nos aproximando do verão, e este mês acontece o Dezembro Laranja, campanha de conscientização sobre o câncer de pele. O câncer de pele não-melanoma é o mais frequente no Brasil, e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. 

O crescimento anormal de células da pele geralmente acontece nas áreas expostas ao sol, como couro cabeludo, rosto, lábios, orelhas, pescoço, tórax, braços e mãos. Em alguns casos, no entanto, o câncer de pele também pode se formar em áreas que raramente veem a luz do dia, como as palmas das mãos, sob as unhas dos pés e até nas áreas genitais.

Tipos de câncer de pele e sintomas

Existem três tipos principais de câncer de pele: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma.

O carcinoma basocelular geralmente ocorre em áreas do corpo expostas ao sol, como pescoço ou rosto, e normalmente aparece como uma protuberância perolada ou cerosa. Também pode surgir como uma lesão plana, semelhante a uma cicatriz, ou como uma ferida que sangra frequentemente.

O carcinoma espinocelular também costuma ocorrer em áreas do corpo expostas ao sol, como rosto, orelhas e mãos. Pode aparecer como um nódulo firme e vermelho, ou como uma lesão plana com superfície escamosa e crostosa.

Já o melanoma pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, na pele normal ou em uma mancha existente que se torna cancerosa. Nos homens, ele aparece com mais frequência no rosto ou no tronco dos homens afetados, e nas mulheres, na parte inferior das pernas.

Os sinais de melanoma incluem: manchas amarronzadas com pequenas manchas mais escuras, lesões com uma bordas irregulares, lesões dolorosas que coçam ou queimam ou lesões escuras nas palmas das mãos, plantas dos pés, pontas dos dedos das mãos ou dos pés, ou nas membranas mucosas que revestem a boca, nariz, vagina ou ânus.

Causas do câncer de pele

Muitos dos danos ao DNA nas células da pele resultam da radiação ultravioleta (UV) encontrada na luz do sol e nas luzes usadas em camas de bronzeamento. Mas a exposição ao sol não explica os cânceres de pele que se desenvolvem na pele normalmente não exposta ao sol. Isso indica que outros fatores podem contribuir para o risco de câncer de pele, como exposição a substâncias tóxicas ou ter uma condição que enfraquece o sistema imunológico.

Prevenção

É possível prevenir a maioria dos cânceres de pele com medidas simples: 

  • Evite se expor ao sol entre 10h e 16h. Evitar o sol forte ajuda a evitar as queimaduras que aumentam o risco de desenvolver câncer de pele. A exposição ao sol acumulada ao longo do tempo, assim como o bronzeamento artificial, também pode modificar o material genético das células, favorecendo o surgimento do câncer de pele.
  • Use protetor solar o ano todo. Use um filtro solar de amplo espectro com FPS 30, pelo menos, mesmo em dias nublados. Use uma quantidade generosa de protetor solar em toda a pele exposta, incluindo as orelhas e a parte de trás das mãos e do pescoço. É importante escolher produtos de qualidade, que tenham eficácia garantida. As versões em cápsula, para uso oral, também são boas opções.
  • Verifique sua pele regularmente. Caso perceba novos crescimentos ou alterações nas manchas, sardas, inchaços e marcas de nascença existentes, converse com seu médico imediatamente.

Nem todas as alterações cutâneas são causadas por câncer de pele, mas a detecção precoce da doença aumenta as chances de o tratamento ser bem-sucedido!

 

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone