Bem estar Fala Aí Medicina Saúde

Dia Mundial da Saúde Mental

Saúde Mental
Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado em 10 de outubro. Foto: Unsplash

No próximo dia 10, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental. Este ano, a data chega em um momento crucial, já que nossas vidas diárias mudaram consideravelmente por conta da pandemia do novo coronavírus. Os últimos meses trouxeram muitos desafios: para os profissionais de saúde, que lutam na linha de frente; para os alunos, que precisaram se adaptar às aulas em casa; para milhões de trabalhadores que perderam seus empregos e, também, para pessoas com problemas de saúde mental, forçadas a lidar com um isolamento social ainda maior do que antes.

A importância do investimento em saúde mental

As consequências econômicas da pandemia já estão sendo sentidas, e as autoridades de saúde estimam que a necessidade de saúde mental e apoio psicossocial cresça consideravelmente nos próximos meses, devido a essa crise. Por isso, investimento em programas de saúde mental, agora, é mais importante do que nunca.

A saúde mental é uma das áreas mais negligenciadas da saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de um bilhão de pessoas no mundo vivem com algum transtorno mental. Três milhões morrem todos os anos devido ao uso nocivo do álcool, e uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio. 

Apesar dos números alarmantes, apenas uma minoria tem acesso a serviços de saúde mental de qualidade. Em países de renda baixa e média, mais de 75% das pessoas com transtornos mentais ou neurológicos não recebem qualquer tipo de tratamento. Além disso, o estigma, a discriminação e as violações dos direitos humanos ainda são comuns. 

Este ano, como parte da campanha para o Dia Mundial da Saúde Mental, a OMS está pedindo um aumento maciço nos investimentos nessa área. Mas e nós, enquanto indivíduos, o que podemos fazer? Colaborar com a causa da Saúde Mental pode ser muito mais simples do que você imagina: se você possui amigos e familiares que estão lutando contra algum transtorno psicológico ou psiquiátrico, ofereça ajuda e se faça presente. Se você possui o próprio negócio, invista em programas de bem-estar dos funcionários: colaboradores felizes são mais motivados e rendem melhor! E não se esqueça: como cidadão, é seu deve cobrar do governo um maior comprometimento com os serviços de saúde mental. Juntos, somos capazes de transformar palavras em ações, ajudando a melhorar a vida de todos. 

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone