Emagrecedores

O que é e como identificar compulsão alimentar

Mulher comendo Dunets antes de identificar compulsão alimentar

Exagerar na quantidade de alimentos consumidos uma vez ou outra é completamente comum. No entanto, quando esses exageros se tornam frequentes, fazendo parte da rotina, ele pode sinalizar algo mais grave. O nome do problema é compulsão alimentar, quadro que afeta cerca de 5% da população mundial e pode desencadear em uma série de doenças. Confira abaixo o que é e como identificar compulsão alimentar, além de dicas para combate-la.

O que é compulsão alimentar?
A compulsão alimentar é uma doença mental caracterizada pela ingestão de grandes quantidades de alimentos em um curto período de tempo e, na maioria das vezes, sem sentir fome. Geralmente o indivíduo continua se alimentando mesmo quando já está satisfeito. Outro ponto comum, que ajuda até a identificar compulsão alimentar, é fato de se alimentar escondido, para evitar julgamentos.

Quais são as causas da compulsão alimentar?
A compulsão alimentar não tem uma causa específica, mas pode ser resultado de uma série de fatores, como estresse, depressão, dificuldade para lidar com questões emocionais, histórico familiar, problemas com a aparência e adoção de dietas restritivas. Agora que você já sabe alguns dos gatilhos desse problema, vale descobrir como identificar compulsão alimentar.

Como identificar compulsão alimentar?

Para identificar compulsão, é importante estar atento aos próprios hábitos alimentares. Isso porque é a partir de alguns detalhes da rotina que é possível observar o problema. Atitudes como comer mais rápido que normal, ingerir alimentos sem estar com fome, continuar comendo após estar saciado, comer sozinho ou escondido, e sentir culpa após comer são alguns dos sinais da compulsão alimentar.

Como tratar a compulsão alimentar?
Conseguiu identificar a compulsão alimentar e quer acabar com esse problema? Saiba que existem algumas atitudes que podem ajuda-lo nesse processo, no entanto, é essencial contar com o auxílio de um psiquiatra para lidar com o quadro de forma adequada.

Entre os hábitos que podem ajudar a amenizar a compulsão alimentar estão: questionar a presença da fome antes de comer, concentrar a atenção no que está sendo ingerido durante as refeições e adotar dietas equilibradas, livres de restrição.

Outra atitude que ajuda combater a compulsão alimentar é consumir suplementos direcionados para esse fim, como o GYMNEMA, que reduz a compulsão por doces; o SAFFRIN, que estimula a sensação de saciedade; e o RELORA, que combate a compulsão através do tratamento da ansiedade e da depressão.

Agora que você já sabe como identificar compulsão alimentar, confira dicas para acabar com o estresse, que é um dos desencadeadores do problema.

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone