Bem estar Fala Aí Medicina Saúde Vamos falar sobre

A importância da lavar as mãos

Lavar as mãos
Lavar as mãos pode evitar a propagação de doenças. Foto: Freepik

Você sabia que hoje é comemorado o Dia Mundial de Lavar as Mãos? A data pode parecer curiosa, mas foi criada para lembrar da importância desse hábito tão simples, mas fundamental para a manutenção da nossa saúde.

Várias doenças infecciosas podem ser transmitidas de uma pessoa para outra pelas mãos. Essas doenças incluem infecções gastrointestinais, como Salmonella, e infecções respiratórias, como gripe e, é claro, a Covid-19. Lavar as mãos corretamente pode ajudar a prevenir a propagação dos vírus e bactérias que causam esses problemas.

Quando e como lavar as mãos

Você sempre deve lavar bem as mãos nessas situações:

  • Depois de usar o banheiro ou trocar fraldas;
  • Antes, durante e depois de preparar os alimentos;
  • Antes das refeições;
  • Depois de manusear o lixo ou trabalhar no jardim;
  • Depois de lidar com animais.

Para higienizar as mãos corretamente, antes de tudo, remova anéis e relógios. Molhe as mãos com água limpa e corrente, e aplique o sabonete. Esfregue as mãos por cerca de 20 segundos, abrangendo todas as superfícies, incluindo os pulsos, as costas das mãos, entre os dedos e sob as unhas. Enxágue bem em água corrente e certifique-se de que todos os vestígios de sabão foram removidos. Use uma toalha limpa para secá-las.

Se possível, dê preferência ao sabonete líquido, mas não deixe de usar, caso ele seja em barra. O sabão é essencial para remover os microorganismos causadores de doenças. Se a sua pele ficar irritada, observe o pH do sabonete que está utilizando, e consulte um dermatologista caso o problema não melhore.

Cuidar da pele das mãos também é importante, já que ela é a nossa barreira mais eficaz contra infecções. Depois de secar bem as mãos, aplique um creme à base de água, e use luvas ao lavar pratos ou fazer trabalhos de jardinagem. Com pequenos cuidados, é possível evitar grandes problemas de saúde!

 

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone