Bem estar

Não consigo dormir: saiba o que fazer para vencer a insônia!

Mulher com insónia com o travesseiro abraçando sua cabeça
Pretty student girl in striped t-shirt trying to have some sleep, sitting in bedroom with pillow on her head, closing eyes, having tired painful look, irritated with annoying sound. Negative emotions

Você já ouviu – ou até mesmo disse – a famosa frase “Eu tô morrendo de sono, não consigo dormir”? Pois é, a insônia é um dos maiores problemas da vida moderna. Assim, inúmeras pessoas buscam diferentes alternativas para conseguirem voltar a ter uma boa noite de sono.

Existem diversas alternativas fáceis e naturais que você pode testar para conseguir voltar a dormir durante a noite. Além dos famosos chás, que já fazem sucesso desde a época dos nossos avós, mudanças comportamentais da rotina também podem ser eficazes para inúmeros casos.

Para te ajudar nessa jornada de melhora do sono, a equipe de especialistas da HMS Natural selecionou 5 dicas práticas que podem mudar sua vida. Quer saber mais sobre o conteúdo? Continue rolando a página e acompanhe de pertinho com a gente!

Não consigo dormir? 5 atitudes que podem te ajudar!

Só quem sofre de insônia conhece os malefícios que esse problema pode causar no desempenho da rotina. Cansaço, baixa energia mental, dores de cabeça e por aí vai. É claro que é sempre importante consultar um médico antes de tomar qualquer atitude, mas que tal começar a testar essas dicas?

1 – Evite eletrônicos 30 minutos antes de dormir

Você sabia que mexer no celular ou assistir televisão “até cair no sono” não faz bem para a saúde? Pois é, apesar do papel que a internet tem em nossas vidas, deixar as redes sociais e as telas invadirem o momento pré-sono pode ser ainda mais prejudicial para quem sofre de insônia.

Segundo cientistas, a luz de aparelhos eletrônicos dificulta que a gente consiga pegar no sono, pois ela inibe a produção de melatonina, hormônio responsável pela sensação de olhos cansados e vontade de dormir. Por isso, se você sofre de insônia, saiba que vale a pena abrir mão das telas pelo menos 30 minutos antes de se deitar.

2 – Mantenha uma rotina de horários

Quando nos programamos para fazer as atividades do nosso dia a dia, temos a sensação de vida organizada – e ela realmente está. Além de termos controle da nossa ansiedade, tendo em vista que não precisamos ficar nos preocupando com a próxima tarefa a ser feita, uma rotina nos ajuda a dizer para o nosso corpo quando é que ele deve dormir.

Nessa dica é importante dizer que não vale tirar cochilos durante o dia, certo? Pois assim você perderá o sono e ficará com dificuldade para dormir. Mesmo que você não consiga descansar no decorrer da noite, tente não cochilar no outro dia, espere seu organismo sentir necessidade de repousar.

3 – Evite bebidas que aceleram o metabolismo

Uma prática muito comum entre os brasileiros é o consumo de bebidas como café e chá mate, que possuem substâncias aceleradoras para o metabolismo, mas quando consumidas em excesso tendem a prejudicar o sono, nos levando a ter noites mal dormidas.

Por isso, evite consumir esse tipo de bebida após as 16 horas, afinal esse é um hábito que tem efeitos negativos para quem tem problemas com o sono e pode inclusive prejudicar a rotina de descanso daqueles que ainda não sofrem com esse mal.

4 – Evite consumir bebidas alcoólicas

Quem nunca disse “vou tomar uma cervejinha para relaxar e dormir melhor”? Claro que as bebidas alcoólicas tendem a nos deixar menos acelerados, mas elas também aumentam a probabilidade de acordarmos durante a noite, devido a necessidade de termos que ir ao banheiro para urinar – o que atrapalha mais ainda o sono.

Além disso, em caso de uso em excesso, podemos passar mal e corremos o risco de não conseguir dormir e ficar ainda pior no outro dia. Por isso, consumir álcool antes de dormir é contraindicado para pessoas que possuem insônia!

5 – Aposte em alimentos com triptofano

Comidas como banana, peixes, grãos de bico e até mesmo chocolate, são ricos em uma substância chamada triptofano, que auxilia na produção de serotonina, um neurotransmissor ligado ao humor e ao bem-estar que pode ajudar nos dias onde a insônia não te deixar relaxar e dormir.

Outra alternativa muito buscada são os suplementos alimentares à base de triptofano. Existem alguns exemplares de calmantes e ansiolíticos naturais que podem te ajudar a combater a insônia. Antes de adotá-los na sua rotina, não se esqueça de consultar um profissional especializado!

Ter bons hábitos não melhora somente a nossa qualidade no sono, mas também oferece mais energia para os momentos ativos do dia. Por isso, investir em boas práticas, além de te ajudar a ter um sono bem aproveitado, pode te ajudar em diversas outras áreas da saúde.

Gostou do nosso conteúdo? Por aqui temos sempre dicas e informações para te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida. Que tal continuar conosco e ler nosso post sobre hábitos que ajudam no aumento da imunidade. Até o próximo texto!

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

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Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

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