Saúde

O que é bom para soltar o intestino: 5 dicas essenciais

mulher deitada na cama se abraçando

Quem tem o intestino preso vive uma verdadeira batalha consigo mesmo. Afinal, se a pessoa tem o fluxo de evacuação em dia, é mais provável que fique de bom humor e tenha mais disposição, já no caso oposto, com o ressecamento, ela acaba se vendo em um labirinto sem fim, no qual a saída mais desejada é realmente ir ao banheiro. 

Por isso, é comum buscar por métodos alternativos que podem ajudar a soltar o intestino, no entanto, é válido ressaltar que não é recomendável realizar tratamentos por conta própria ou usar receitas milagrosas, pois cada indivíduo que sofre com o intestino preso pode ter suas causas particulares.

Para te ajudar a entender melhor o que é intestino preso e quais são os métodos comprovados para a melhora desse distúrbio em alguns casos, nós preparamos este post completo, que te ajudará a conhecer a melhor solução para o seu problema. Continue a leitura e aproveite o conteúdo! 

O que é intestino preso?

O intestino preso, também conhecido como prisão de ventre, é um distúrbio no qual causa a constipação intestinal. Somente é considerado intestino preso quando o indivíduo vai ao banheiro somente 2 ou menos vezes por semana. As suas causas podem ser variadas, desde a alimentação até problemas mais sérios. 

Por isso, se você sofre com esse distúrbio, saiba que antes mesmo de começar a tomar remédios naturais ou até fazer tratamentos, é necessário que você consulte um médico para que ele possa fazer a análise correta do seu caso e assim indicar a melhor maneira de fazer o tratamento. 

O que é bom para soltar o intestino?

As causas para o intestino preso são diversas, como diabetes e distúrbios na tireoide, porém as mais comuns são a alimentação pobre em fibras, baixa ingestão de líquidos e sedentarismo, que nesses casos, alguns hábitos saudáveis já auxiliam na regulagem do intestino. Saiba mais: 

1 – Mudança no estilo de vida

Como você conferiu anteriormente neste texto, cada pessoa tem necessidades e limitações específicas, o que influencia diretamente nas causas do intestino preso. No entanto, para todas elas é importante que o estilo de vida seja balanceado, ou seja, livre de excessos como ingestão excessiva de alimentos industrializados e sedentarismo. 

Ao ter uma melhor qualidade de vida, todas as pessoas conseguem garantir o melhor funcionamento do organismo, pois os nossos hábitos influenciam diretamente na maneira que o corpo age. Por isso, se você ainda não possui hábitos saudáveis, comece a incluir algumas ações benéficas no seu dia a dia. Saiba mais nos próximos tópicos. 

2 – Alimentação balanceada

É comprovado que uma alimentação balanceada e a ingestão de fibras promovem benefícios para quem sofre com prisão de ventre, tendo em vista que a fibra é um composto vegetal presente nos alimentos que auxilia no processamento do bolo fecal, otimizando a passagem das fezes pelo intestino.

Por isso, na próxima vez que você for ao supermercado, opte por colocar no carrinho alimentos fonte de fibra. Frutas como abacate, ameixa e melancia, por exemplo, são excelentes para o cardápio, além disso, vale a pena incluir também aveia, cereais matinais e biscoitos integrais. 

3 – Beber água

A água é muito importante para que o intestino funcione corretamente, tendo em vista que ao ter seu conteúdo hidratado, há uma melhora no ritmo de ação, assim, o indivíduo evita o ressecamento. O recomendável é tomar pelo menos 2 litros de água por dia para garantir esse benefício.

No entanto, para pessoas que possuem insuficiência cardíaca ou renal, como até mesmo aquelas que não aguentam tomar essa quantidade de líquido, vale a pena optar por outros métodos como ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente. 

Uma dica para quem não gosta de beber água com frequência é saborizá-la com frutas ou especiarias, como limão, carambola com hortelã, laranja com morango, anis estrelado, entre outros.

4 – Tratamento com complexo de probióticos

Sendo uma opção de complemento das dicas anteriores, o complexo de probióticos geralmente é indicado para pessoas que, mesmo ao aderir hábitos saudáveis, ainda têm dificuldades ao evacuar. Sendo composto por bactérias que agem no funcionamento da mucosa intestinal, o completo estimula o crescimento e a atividade das bactérias benéficas do intestino.

Sendo um produto de alta tecnologia, esse complexo passa por um processo rígido de secagem que tem a ver com a remoção da água por meio da sublimação. Mesmo sendo um remédio com benefícios comprovados, antes de realizar o seu tratamento é importante buscar uma consulta médica

5 – Composto de fibras 

O Composto de Fibras para intestino é indicado para o tratamento de obstipação crônica, ou seja, intestino preso. Antes de inseri-lo no seu dia a dia, saiba que é importante buscar uma consulta médica para fazer o tratamento. No entanto, vale a pena apresentar os seus benefícios comprovados.

Esse composto auxilia na redução da pressão intraluminal, que reduz a possibilidade de formação de divertículos, além disso auxilia as fibras a alcançarem o cólon, promovendo o aumento do volume de conteúdo colônico, o que ajuda a mucosa intestinal a passar pelo intestino de forma natural. 

Por fim, é válido ressaltar que cada organismo age de forma diferente a cada mudança de hábito, por isso, consulte um especialista antes de começar a implementar essas soluções no seu dia a dia, pois ele será capaz de te acompanhar durante o processo e assim garantir todos os benefícios desejados.

Se você tem alguma dúvida sobre o tema ou gostaria de acrescer algo, compartilhe conosco logo abaixo desta página ou envie uma mensagem nas nossas redes sociais. Aproveite para continuar nos acompanhando aqui no blog para ver novos conteúdos relacionados à saúde e qualidade de vida!

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone