Você sabia que o Brasil é o quarto país com maior número de diabéticos do mundo? Segundo o Ministério da Saúde, 12,5 milhões de brasileiros têm diabetes. A doença é causada pela produção insuficiente ou má absorção da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que tem a função de transformar as moléculas de glicose em energia. A ausência ou deficiência de insulina interfere não apenas na queima do açúcar, mas também na sua transformação em substâncias como músculos, proteínas e gordura.
Tipos de diabetes e causas mais comuns
O Diabetes se divide nas seguintes categorias:
- Diabetes tipo 1: surge, normalmente, na infância e na adolescência. Nesses casos, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, e são necessárias aplicações de injeções diárias do hormônio.
- Diabetes tipo 2: em geral, acomete pessoas com mais de 40 anos de idade. O pâncreas produz insulina, mas as células são resistentes à ação dela.
- Diabetes gestacional: ocorre durante a gravidez, e normalmente é causada pelo aumento excessivo de peso da mãe;
O diabetes pode, ainda, ser decorrente de outras doenças, como pancreatites alcoólicas, ou do uso de alguns medicamentos.
Entre os principais fatores de risco para a doença, estão hereditariedade, obesidade, sedentarismo, estresse e níveis altos de colesterol e triglicérides.
Sintomas e tratamento
Pessoas com diabetes podem passar a urinar constantemente, ficando desidratadas e com muita sede. Além disso, podem sofrer também com aumento do apetite, alterações visuais, impotência sexual, infecções fúngicas e feridas nos membros inferiores (que, normalmente, demoram a cicatrizar).
O tratamento do diabetes exige acompanhamento médico rigoroso. Enquanto os pacientes tipo 1 precisam de aplicações diárias de insulina, os casos de diabetes tipo 2 podem ser controlados por medicamentos orais. De forma geral, a prática regular de atividades físicas é essencial para controlar o diabetes, assim como uma alimentação balanceada, orientada por um nutricionista.