Bem estar Fala Aí Medicamentos Medicina Saúde Vamos falar sobre

Outubro Rosa: o que você precisa saber sobre câncer de mama

câncer de mama
Outubro Rosa: mês de conscientização sobre o câncer de mama. Foto: Freepik

Começa hoje o Outubro Rosa, o mês de conscientização sobre o câncer de mama. Esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é que 66.280 novos casos de câncer de mama surjam em 2020, e que mais de 17 mil mulheres morram em decorrência da doença. 

Fatores de risco para o câncer de mama

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células da mama, que acabam formando um tumor. O câncer de mama também acomete homens, mas esses casos representam apenas 1% do total de diagnósticos. A idade é um dos fatores de risco mais importantes para a doença: cerca de 80% dos casos ocorrem após os 50 anos de idade.

Fatores ambientais, comportamentais e genéticos também podem aumentar as chances de desenvolver a doença, bem como o histórico familiar, o sedentarismo, a obesidade e o uso de contraceptivos hormonais. De acordo com o INCA, três em cada 10 casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como  praticar atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de hormônios sintéticos.

Sintomas e prevenção do câncer de mama

 Na maioria dos casos, o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais pelos seguintes sintomas:

  • Nódulo fixo e geralmente indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no mamilo;
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

É essencial que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para isso (como ao tomar banho ou trocar de roupa, por exemplo). Assim, é possível descobrir, de forma casual, pequenas alterações mamárias que podem vir a ser sinais de alerta. Caso essas alterações permaneçam, é imprescindível procurar orientação médica o quanto antes.

Essa postura atenta é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama. Quando a doença é diagnosticada em fases iniciais, os tratamentos costumam ser menos agressivos e ter taxas de sucesso mais satisfatórias, que chegam a 95%. 

Além do autoexame regular das mamas, é recomendável que as mulheres com 40 anos ou mais realizem o exame de mamografia anualmente. Para mulheres com risco aumentado, a mamografia deve ser feita a partir dos 35 anos de idade. 

Além do acompanhamento médico regular, ter uma alimentação balanceada, não fumar, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e praticar atividades físicas regularmente são alguns hábitos que ajudam na prevenção não só do câncer de mama, mas também de outras doenças. E você? Já realizou a sua mamografia este ano? Não deixe para depois! A saúde é nosso bem mais precioso!

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone