Bem estar Fala Aí Medicamentos Medicina Saúde Vamos falar sobre

A importância do exame Papanicolau

Papanicolau
Exame de Papanicolau ajuda a prevenir o câncer de colo de útero e outras doenças. Foto: Freepik

Nesta semana, é comemorado o Dia do Ginecologista e Obstetra. Esse médico é responsável pela saúde da mulher, e por isso é tão importante que as mulheres se consultem regularmente. O principal exame de rotina realizado nas consultas com o ginecologista é o Papanicolau, popularmente conhecido como “preventivo”.

Para que serve o Papanicolau?

O exame de Papanicolau consiste em coletar células do colo do útero – a parte inferior e estreita do útero, que fica no topo da vagina. A análise dessas células permite detectar alterações que podem indicar a presença do HPV, um dos principais responsáveis pelos casos de câncer de colo de útero. Além disso, o Papanicolau também é capaz de identificar fungos e as bactérias que podem causar outros problemas ginecológicos, como a candidíase.

Depois de uma análise minuciosa do patologista, o exame do Papanicolau pode apontar eventuais anormalidades nas células, que podem ser benignas, ou não. Sozinho, o exame não é capaz de fechar um diagnóstico de câncer, mas ele é muito importante na prevenção e pode ajudar no diagnóstico precoce da doença. 

Quem precisa fazer?

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame. Também deve evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. Por fim, é importante que a paciente não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone