Na última terça-feira, foi celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. A data foi criada para chamar a atenção para a importância da educação, conscientização e prevenção sobre os problemas relacionados à surdez e à saúde auditiva. A perda auditiva normalmente ocorre gradualmente, à medida que a pessoa envelhece, e é bastante comum.
Causas e fatores de risco da perda auditiva
A perda auditiva pode ter diferentes causas, como danos no ouvido interno, acúmulo gradual de cera de ouvido, infecção de ouvido e tumores ou crescimentos ósseos anormais. Algumas circunstâncias também podem levar ao rompimento do tímpano e à consequente perda da audição.
Alguns fatores podem aumentar as chances de desenvolver problemas auditivos, como envelhecimento e exposição frequente a ruídos altos (a trabalho ou a lazer). Além disso, alguns medicamentos e doenças como a meningite podem ter a perda de audição como consequência.
Sintomas e Complicações
Os sinais mais comuns de perda auditiva podem incluir:
- Abafamento da fala e outros sons;
- Dificuldade em entender palavras, especialmente contra ruído de fundo ou no meio de uma multidão;
- Problemas para ouvir consoantes;
- Pedir frequentemente aos outros para falarem mais devagar, de forma clara e em voz alta;
- Precisar aumentar o volume da televisão ou do rádio com frequência.
Quem tem dificuldades para ouvir pode perder muito em qualidade de vida. Por terem dificuldade de participar das conversas, as pessoas com perda auditiva podem acabar se sentindo isoladas e, eventualmente, deprimidas. Alguns estudos sugerem que a perda auditiva também está associada a prejuízos cognitivos, impactando especialmente a memória.
A principal medida prevenir a perda auditiva é proteger os ouvidos, limitando a duração e a intensidade da exposição aos ruídos. Se você trabalha em locais barulhentos, o uso de tampões de ouvido de plástico ou protetores com glicerina pode ajudar.
Converse com seu médico se a dificuldade em ouvir estiver interferindo em sua vida diária, ou se notar uma perda repentina de audição.