Bem estar

Probióticos e Fitoativos no controle da obesidade

Probióticos e Fitoativos no controle da obesidade

Veja como as bactérias probióticas e os medicamentos fitoativos combatem e controlam a obesidade, como eles podem fazer isso e como cada um interfere na obesidade.
A obesidade é um dos males mais comuns que afetam o homem moderno, porém, hoje, diversas investigações e estudos para combater a doença foram comprovados ou estão em andamento, entre eles estão os probiótiocos e fitoativos. Os estudos realizados nesta área estão ganhando mais ênfase e recentemente a doutora Fernanda Drummond escreveu um artigo para a revista Ciência Saudável 3º edição – FLORIEN, que aborda o assunto dos probióticos e fitoativos como fortes aliados no controle e prevenção da obesidade.
Antes de iniciarmos diretamente em como eles interferem na obesidade, vamos conhcer melhor cada um deles.

O que são Probióticos

Os probióticos são as bactérias do bem que vivem no instestino, elas ajudam a digerir os alimentos e absorver os nutrientes ingeridos. Além disso, sua presença nessa área do organismo humano, ajuda na prevenção de doenças como gripes e resfriados, já que auxiliam a imunidade, e combatem doenças intestinais.

O que são fitoativos

Os fitoativos são produtos de origem vegetal usados na fabricação de medicamentos e cosméticos. Os manipulados feitos com esses materiais são denominados de medicamentos fitoterapêuticos. Eles são poderosos aliados na luta contra diversas doenças, como cardiovasculares, câncer, diabetes, hepáticas, entre outras, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos usuários.

Probióticos no controle da obesidade

http://www.hmsnatural.com.br/emagrecedores/regulador-intestinal/lactobacilos
Sabendo o que são e para que servem, será mostrado agora como os probióticos podem ajudar no controle da obesidade.
Segundo a Dra. Fernanda Drummond, em seu artigo para a revista Ciência Saudável 3º edição – FLORIEN, os probióticos são grandes aliados contra a obesidade. A nutricionista explica que várias bactérias podem ser probióticas, entre elas estão as do gênero Lactobacillus e Bifidobacterium, e elas podem causar efeitos específicos e genéricos.

Genéricos

A doutora cita que dentre os efeitos genéricos das bactérias probióticas, estão as tarefas de manter a mucosa intestinal saudável, regularizar o trânsito intestinal, reduzir a aparição de diarréias, a redução da colonização de bactérias patogênicas, que são as bactérias que causam doenças, e previne doenças de cunho inflamatório intestinal. Os efeitos genéricos são extremamente proveitosos a saúde, mas ainda não afeta diretamente a obesidade.

Específicos

Os efeitos específicos das bactérias probióticas são direcionados ao controle da obesidade. Pois estes, segundo a Dra. Fernanda Drummond, eles se ligam diretamente a modulação dos sistemas endócrino, nervoso e a regulação do metabolismo energético. Isto resultará na prevenção, controle e retardo da obesidade. Além dela, esses efeitos previnem também o diabetes.
Fitoativos no controle da obesidade http://www.hmsnatural.com.br/emagrecedores
Os fitoativos também podem auxiliar no controle da obesidade e perda de peso, a nutricionista explica que os medicamentos fitoativos possuem diversos efeitos, como:
Termogênicos http://www.hmsnatural.com.br/emagrecedores/termogenico
Os medicamentos fitoativos possuem efeito termogênico, que consiste transformar as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação em energia. Para que isso aconteça, eles procuram manter o metabolismo acelerado, dessa forma, obtendo-se a queima calórica. Por isso, são fortes aliados no controle da obesidade.
Ansiolíticos http://www.hmsnatural.com.br/emagrecedores/ansiedade-compuls-o
Os medicamentos fitoativos contém ansiolíticos, essas substâncias são usadas para a diminuição e controlar a ansiedade e a tensão. A obesidade é uma doença extremamente compulsória, na qual a ansiedade é uma das principais causas, portanto, através dessa propriedade os fitoativos combatem a obesidade.
Adaptógenas http://www.hmsnatural.com.br/saude-e-bem-estar/energeticos-estimulantes-memoria
Os medicamentos à base de fitoativos tem essa propriedade, que é responsável pela melhora da capacidade de adaptação a situações extremas de estresse, que pode ser por causa emocional, física ou química. Sabendo que fatores emocionais e físicos podem aumentar a alimentação compulsória de alguém que sofra de obesidade, torna-se importante o uso de produtos com essa propriedade, pois ela irá agir de modo que aumente as defesas do organismo, bem como o sistema imunológico; o funcionamento do cérebro, e a energia para lidar melhor com a fadiga e ansiedade.

Regulação da adipogênese

http://www.hmsnatural.com.br/catalogsearch/result/?q=COLESTER
Os fitoativos atuam como reguladores da adipogênese, que é o processo de diferenciação entre as células pré-adiposas em adiposas, ou seja, essa propriedade dos fitoativos garante que esse processo seja feito de maneira ordenada, pois, caso isso não aconteça haverá um distúrbio que pode levar a obesidade.

Os fitoativos e probióticos juntos contra a obesidade

Está evidente que ambos são ótimas alternativas para o controle da obesidade e de outras várias doenças, e eles podem trabalhar juntos. Isso pode acontecer, já que um não atrapalha o efeito do outro, muito pelo contrário, eles são aliados. Os probióticos são bactérias benignas que controlam as doenças intestinais, os fitoativos são medicamentos de origem vegetal com efeitos metabólicos que não afetam os probióticos, mas podem os ajudar, pois, entre o controle das doenças intestinais que os probióticos fazem, está incluso ao pacote o controle metabólico. Estes, juntos, trarão não só o controle da obesidade, como também uma melhora na qualidade de vida, além de tratar indiretamente outras diversas doenças.

Como usar os fitoativos e os probióticos para controlar a obesidade

Os fitoativos devem ser prescritos por um profissional da área de saúde médico, nutricionista ou farmacêutico, que deverá avaliar o paciente e destinar a ele o devido medicamento fitoterapêutico. Mas esse médico não irá precisar apenas do seu diploma, segundo a Dra. Fernanda Drummond, o profissional da saúde que fizer a prescrição, deverá ter conhecimentos orientadores da prescrição e da prática na área fitoterápica, e ela deve ser racional, eficaz e segura, afirma a Dra.
Os probióticos na maioria das vezes vêm dos alimentos, os quais consumimos no dia a dia. Dentre os que contém eles, destacam-se:
  • Iogurte, contém uma gama enorme de probióticos, a bebida também age de outras formas no corpo, já que é rico em cálcio, isto ajudará no fortalecimento dos ossos e na proteção do sistema nervoso. Além das vitaminas do complexo B.
  • Kefir, este alimento é uma espécie de leite fermentado, que além do cálcio, contém lactobacilos que são bactérias probióticas, e é rico em antioxidantes.
  • Chocolate escuro, segundo estudos, esse alimento é um melhor transportador de probióticos do que o próprio leite. Além disso o chocolate escuro é um dos alimentos que mais contém probióticos, pois sua fabricação se dá através do processo de fermentação dos grãos de cacau.
Esses são apenas alguns exemplos, o ideal é que se procure um nutricionista para que ele possa agregar esses alimentos a sua dieta e um médico especializado para aliar os fitoativos no combate da obesidade.

 

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone