Amamentação

Saiba como identificar se seu bebê tem intolerância à lactose

Mãe e filho brincando ao fundo com uma mamadeira na frente

De acordo com pesquisas, até o ano de 2020 uma média de 70% dos brasileiros possuíam um nível de intolerância à lactose, desde a moderação leve até grave. Isso indica que muitas pessoas têm que lidar com restrições alimentares como a diminuição ou a eliminação total de produtos lácteos.

Nessa média os bebês também estão incluídos, sabe-se ainda que muitos deles apresentam sintomas logo quando são recém-nascidos. No entanto, como para muitas mães isso é uma novidade, elas acabam tendo dificuldades para identificar o problema e buscar o tratamento adequado.

Sendo denominada como um distúrbio digestivo, a intolerância à lactose é associada com a baixa ou nenhuma produção de lactase pelo intestino delgado. Dessa forma, ao ingerir alimentos com leite, a pessoa apresenta sintomas variados, que geralmente são cólicas e diarreias.

Leia os próximos tópicos e conheça os principais sintomas de intolerância à lactose em bebês e quais são os tratamentos recomendados. Além disso, você poderá conferir no final deste texto a diferença entre a intolerância e a alergia ao leite!

Como perceber os sintomas de intolerância à lactose em bebê?

A intolerância à lactose é a forma que os especialistas denominaram a incapacidade do indivíduo de digerir o açúcar contido no leite e derivados. Esse distúrbio acontece porque o organismo não produz totalmente ou oferece em baixa quantidade uma enzima digestiva chamada lactase, que tem como função quebrar e decompor o açúcar do leite (a lactose).

Em bebês, é possível notar os sintomas logo nos primeiros minutos da ingestão do leite, porém, em alguns casos, podem ser identificados nas primeiras horas ou até mesmo dias, pois o distúrbio depende de vários fatores como quantidade de leite ingerido, nível de deficiência da enzima no organismo, entre outros.

Contudo, os indícios de que o seu bebê tem intolerância à lactose são diarreias, cólicas, gases excessivos e azia, como também podem haver náuseas e vômitos. Em todos esses casos, é indicado procurar um médico para fazer o diagnóstico e o tratamento.

Como tratar intolerância à lactose em bebê?

O tratamento da intolerância à lactose para bebê depende do diagnóstico realizado pelo pediatra. Isso porque somente com a avaliação correta é possível fazer a indicação mais adequada. No entanto, uma das principais formas de tratar esse distúrbio é por meio da restrição alimentar da mamãe.

No caso dos bebês que se alimentam somente com o leite materno, é necessário que a mamãe suspenda o consumo de produtos com leite animal, tendo em vista que uma quantidade desse alimento passa para o organismo.

Já para os bebês que possuem uma dieta variada, ou seja, se alimentam com papinhas, frutas, verduras e legumes, é recomendável continuar mantendo suas refeições repletas de variedades para que eles absorvam todos os nutrientes necessários. Além disso, é essencial retirar produtos que contém lactose em sua composição dessa rotina.

O que é alergia ao leite? Quais são os sintomas?

A alergia ao leite de vaca é muito comum entre crianças mais novas, e segundo pesquisas, esse problema afeta em média de 1 a cada 50, ocasionando várias ações do sistema imunológico, tendo em vista que quando o organismo vê as proteínas do leite, os tratam como invasores e assim liberam substâncias para atacá-los.

Sendo desencadeada muitas vezes por alimentos, essa condição também pode ser causada por medicamentos e cosméticos que possuem a proteína do leite e a lactose, por isso, é importante que a mamãe investigue a composição desses produtos e, caso necessário, busque opções livres de alergênicos.

Dessa forma, as reações variam entre problemas na pele, no trato gastrointestinal e respiratório. Em relação à cútis, apresenta manchas vermelhas, inchaço no rosto e ao redor da boca, como também coceira. Já no trato gastrointestinal, os sintomas são dor e cólicas, sensação de garganta estreita, náuseas, diarreias e vômitos.

No quesito respiratório, por sua vez, a alergia causa sintomas como tosse ou falta de ar, voz rouca e chiado na respiração, corrimento e congestão nasal e espirros. Para diagnosticar a alergia, o médico fará os testes específicos e assim apresentar os tratamentos mais adequados para a recuperação imediata.

Como tratar alergia ao leite em bebê?

O tratamento de alergia ao leite em bebês deve ser feito por meio da restrição do alimento na alimentação, além disso, o pediatra pode indicar a substituição para leites vegetais, como o de amêndoas, castanhas e até mesmo soja. Em alguns casos, o médico também poderá indicar suplementos.

Caso você tenha alguma pergunta ou comentário sobre o tema, deixe-o embaixo deste conteúdo, no final da página. Depois disso, aproveite para conferir a nossa publicação sobre 5 mitos sobre a amamentação e veja se você ainda acredita em alguns deles!

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone