Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

Bem estar Medicina Saúde

Saiba identificar os sinais da menopausa

menopausa
Saiba identificar os sinais da menopausa

Definida como chata e complicada, e menopausa é um acontecimento normal na vida de todas as mulheres. Todas nós temos alguma mulher próxima que nos conta o quanto a menopausa pode ser considerada uma fase difícil, e isso nos assusta um pouquinho, não é? Esse é um medo comum, mas se soubermos identificar os sintomas no início, posteriormente todo o processo ficará mais fácil de lidar.

O que é menopausa?

É o nome dado à última menstruação da mulher, que ocorre geralmente entre 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva. Isso significa que ela esgotou seu estoque de óvulos, que foram liberados desde a puberdade, mês a mês, ao longo de 30 e 35 anos. O período que se segue após a cessação da menstruação é chamado de climatério (significa fase crítica). Ela costuma ser confirmada pelo ginecologista após doze meses consecutivos sem ocorrência do período menstrual.

Identificando sintomas

Calor excessivo

Esse é o sintoma mais comum. Isso porque, a alteração dos hormônios tem diversos impactos no organismo e um deles são as famosas ondas de calor, caracterizadas por um calor intenso que vai e vem. Em um momento você se sente bem e no outro começa a suar e se sentir queimando como se estivesse embaixo do sol na praia. 

Menstruação Irregular

Outro sintoma comum que a irregularidade dos hormônios acaba resultando é o atraso da menstruação. Para quem tem o ciclo menstrual regrado, é fácil de identificar o sintoma logo no começo. Na menopausa o espaço entre as menstruações fica bem maior, e isso pode ser um sinal do seu corpo que está tentando se acostumar com a transição.

Insônia

Esse sintoma pode acontecer por vários motivos. Se você já tem problemas com insônia naturalmente, pode ter o quadro acentuado no período da menopausa. A dificuldade para dormir também pode vir por conta das ondas de calor, como citamos nos tópicos anteriores.

Como consequência, a qualidade do descanso cai e fica difícil ter disposição no dia seguinte.

Alterações de humor

Sim, a TPM (tensão pré-menstrual) pode afetar bastante o período da menopausa. Esse sintoma emocional é completamente normal, por conta dos hormônios desregulados. Você pode se sentir bem, irritada, triste ou alegre em pequenos espaços de tempo. Também é comum ter crises de ansiedade e depressão.

Como combater os sintomas

Pratique exercícios físicos regularmente. Eles são ótimos para combater as ondas de calor e também contribuem para a melhora dos sintomas psicológicos da menopausa, como a depressão e as alterações de humor.

Reduzir o consumo de bebidas com cafeína e álcool e evitar comidas apimentadas, também ajudam a melhorar as ondas de calor. Evite praticar as atividades físicas à noite e procure dormir sempre no mesmo horário para ajudar com os picos de insônia. 

O Composto de Cápsulas para Menopausa da HMS Natural também é uma forma excelente de combate, feito 100% com ativos naturais! Foca na modulação hormonal, reduz os sintomas, mantém seus hormônios no nível ideal e promove o aumento da libido. Confira aqui.

Consulte um ginecologista

A menopausa é um período muito delicado e importante, portanto, é necessário um acompanhamento de um médico(a) ginecologista. Procure o profissional no início dos sintomas. Está com muitas dúvidas? Anote todas em um papel ou no celular e pergunte tudo na hora da consulta! Você precisa estar ciente de todo o processo, afinal, é o seu corpo e sua mente que irão enfrentar uma grande mudança.

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
WhatsApp icone