Bem estar Fala Aí Ossos Saúde Suplementos Vamos falar sobre

Saiba mais sobre a Osteoporose

Osteoporose
Osteoporose é mais comum entre mulheres após a menopausa. Foto: Freepik.

Essa semana foi celebrado o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose. O osso é um tecido vivo, que é constantemente decomposto e substituído. Quando a criação de um novo osso não acompanha a perda do osso antigo, surge a osteoporose. A doença faz com que os ossos fiquem fracos e quebradiços, e portanto, mais sujeitos a fraturas. 

Fatores de risco e complicações 

A osteoporose afeta homens e mulheres em geral, mas mulheres brancas e asiáticas – especialmente aquelas que já entraram na menopausa – têm maior risco de desenvolver a doença.

Vários fatores podem aumentar a probabilidade de você desenvolver osteoporose – incluindo idade, raça, estilo de vida, condições médicas e tratamentos. A doença é mais comum em pessoas com disfunções hormonais, como acontece em casos de problemas na tireóide ou menopausa, e em quem não consome cálcio suficiente em sua dieta. A deficiência de vitamina D e Silício também podem causar agravamento da osteoporose. 

Existe ainda a possibilidade de o uso prolongado de alguns medicamentos corticoides, como prednisona, interferir no  processo de reconstrução óssea, favorecendo o desenvolvimento da osteoporose. Estilo de vida sedentário, consumo excessivo de álcool e tabagismo também favorecem o desgaste ósseo.

As fraturas, principalmente na coluna ou no quadril, são as complicações mais graves da osteoporose. Em alguns casos, as vértebras da coluna podem enfraquecer a ponto de se dobrarem, o que pode resultar em dores nas costas, perda de altura e postura curvada.

Prevenção da osteoporose

Uma boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos são essenciais para manter os ossos saudáveis ​​ao longo da vida. O ideal é combinar exercícios de treinamento de força com exercícios de equilíbrio. Alimentos ricos em proteína e cálcio também são fundamentais para a construção óssea. Boas fontes de cálcio incluem:

  • Laticínios com baixo teor de gordura
  • Vegetais com folhas verdes escuras
  • Salmão enlatado ou sardinha com espinhas
  • Produtos de soja, como tofu

Outro mineral fundamental para a boa formação de massa óssea é o Silício. Ele é um dos 12 principais elementos da composição dos organismos vivos, e é pouco biodisponível. Por isso, pode ser suplementado em qualquer fase da vida (devendo ser associado à terapia hormonal na pós-menopausa, para que ocorra aumento da massa óssea). 

A detoxificação de metais pesados também pode ajudar a prevenir a osteoporose, assim como a vitamina D, que melhora a capacidade do corpo de absorver cálcio. A exposição ao sol é uma das formas de se obter essa vitamina naturalmente, mas ela também pode ser ingerida em comprimidos, reduzindo os riscos de câncer de pele trazidos pela exposição solar.

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone