As farmácias de manipulação já fazem parte do nosso dia a dia há muito tempo. Mas você já parou para pensar nos benefícios que elas, de fato, oferecem? Preparamos uma lista com as principais vantagens das farmácias de manipulação e dos medicamentos manipulados, para que você fique bem informado e possa cuidar melhor da sua saúde!
-
Acesso a medicamentos descontinuados
Muitas vezes, um paciente precisa de um medicamento difícil de ser encontrado em farmácias tradicionais, ou que foi descontinuado pelo laboratório que o fabricava. Nesses casos, um farmacêutico licenciado pode recriá-lo por meio da manipulação, garantindo que os pacientes continuem recebendo os cuidados de que necessitam.
Hoje, as farmácias de manipulação têm acesso aos ingredientes farmacêuticos da mais alta qualidade e podem preencher a prescrição usando as mais recentes pesquisas, processos de controle de qualidade e técnicas que ajudam a atender às necessidades individuais dos pacientes.
-
Maior facilidade para tomar os medicamentos
O sabor desagradável de alguns medicamentos pode fazer com que os pacientes deixem de tomá-los como prescrito. Na farmácia de manipulação, a composição pode ser feita do zero, com um sabor mais agradável para o paciente. Isso é especialmente útil, por exemplo, para quem precisa lidar com crianças pequenas, pacientes idosos ou até mesmo animais de estimação.
-
Formas alternativas de dosagem
De tempos em tempos, os pacientes podem precisar da medicação em uma forma de dosagem diferente. Por exemplo, pacientes que têm dificuldade em engolir uma pílula podem achar mais fácil tomar seus medicamentos em uma forma líquida com sabor agradável. Alguns medicamentos também podem ser compostos em forma de creme ou gel, para que sejam absorvidos na corrente sanguínea através da pele. As farmácias de manipulação podem oferecer esses produtos de diferentes formas, de acordo com as necessidades e preferências de cada paciente.
-
Prevenção de alergias e intolerâncias
Alergia, sensibilidade e intolerância a corantes, lactose, glúten ou álcool, por exemplo, podem causar reações indesejadas aos pacientes que tomam determinados medicamentos. Com as farmácias de manipulação, é possível substituir excipientes e fazer fórmulas sem determinados ingredientes, para que o paciente possa receber o tratamento adequado sem riscos ou desconfortos.