Dermatologia Fala Aí Medicamentos Medicina Saúde Vamos falar sobre

Tudo que você precisa saber sobre a Hanseníase

hanseníase
Janeiro Roxo: mês de conscientização sobre a Hanseníase. Foto: Freepik

Estamos no Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a Hanseníase. Por isso, nada melhor do que falar sobre essa doença que, apesar de muito conhecida, ainda envolve muitos tabus e preconceitos.

O que é Hanseníase

A Hanseníase é uma das doenças mais antigas registradas na História. Ela consiste em uma infecção bacteriana crônica e progressiva, e é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta principalmente os nervos das extremidades, a pele, o revestimento do nariz e o trato respiratório superior. 

A Hanseníase produz úlceras na pele, danos nos nervos e fraqueza muscular, e se não for tratada, pode deixar sequelas. A doença ainda é comum em muitos países, especialmente naqueles com climas tropicais ou ou subtropicais. 

Quais são os sintomas da hanseníase?

Os principais sintomas da hanseníase incluem:

  • Fraqueza muscular;
  • Dormência nas mãos, braços, pés e pernas;
  • Lesões de pele.

As lesões cutâneas resultam em diminuição da sensibilidade ao toque, temperatura ou dor, e não cicatrizam, mesmo depois de várias semanas. Essas manchas podem ser esbranquiçadas ou avermelhadas, devido à inflamação.

Prevenção e tratamento

A Hanseníase se propaga por meio do contato com as secreções da mucosa de uma pessoa infectada, quando ela tosse ou espirra, por exemplo. O risco de contágio não é considerado alto, mas o contato próximo e recorrente com uma pessoa não tratada pode levar ao desenvolvimento da doença.

A bactéria responsável pela Hanseníase se multiplica muito lentamente. Por isso, o período médio de incubação (tempo entre a infecção e o aparecimento dos primeiros sintomas) é de cerca de cinco anos, mas de acordo com a OMS, pode chegar a até 20 nanos.

O diagnóstico é feito por meio da observação dos sintomas e da biópsia de parte da área afetada, e o tratamento, com antibióticos específicos e anti-inflamatórios disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS)

A melhor maneira de prevenir a hanseníase é evitar o contato próximo e prolongado com uma pessoa não tratada que tenha a infecção. Quanto antes o diagnóstico for feito e se iniciar o tratamento, menores os riscos de desenvolver sequelas. Por isso, fique de olho e, caso note qualquer alteração na pele, procure um médico!

 

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone