Eventos Não Usar

Conheça alguns benefícios cientificamente comprovados da gratidão

Gratidão
Gratidão pode trazer benefícios para a saúde física e mental. Foto: Freepik

Você tem o hábito de reclamar constantemente e se vitimizar, ou é do time que prefere “ver o copo meio cheio” e agradece sempre pelas pequenas coisas? Se você faz parte do primeiro grupo, saiba que, além do seu humor, sua saúde pode pagar um preço alto por isso. Esta semana foi celebrado o Dia da Gratidão, e apesar de o termo ter virado clichê nos últimos tempos, cientistas já concluíram que o sentimento pode ser benéfico para a nossa saúde. Veja alguns benefícios comprovados da gratidão:

A gratidão melhora a saúde física

De acordo com um estudo publicado em 2012, pessoas gratas sentem menos dores e se sentem mais saudáveis ​. Elas também se exercitam com mais frequência e são mais propensas a realizar check-ups regulares, o que pode contribuir para uma maior longevidade.

A gratidão melhora a saúde psicológica

O sentimento reduz uma infinidade de emoções tóxicas, da inveja e ressentimento à frustração e arrependimento. Um estudo conduzido pelo pesquisador americano Robert Emmons concluiu que a gratidão aumenta efetivamente a felicidade e reduz as chances de desenvolver depressão .

Ser grato aumenta a empatia e reduz a agressividade

Pessoas gratas são mais propensas a se comportar de maneira sociável, mesmo diante de situações adversas. Foi o que revelou um estudo feito pela Universidade de Kentucky. Os participantes do estudo com classificação mais alta nas escalas de gratidão mostraram ser mais empáticos com outras pessoas e demonstraram menor desejo de vingança .

Pessoas gratas dormem melhor

Um estudo de 2011 mostrou que anotar os motivos pelos quais você é grato no fim do dia pode te ajudar a dormir melhor e por mais tempo. Nada mau, não é mesmo?

A gratidão melhora a autoestima

A gratidão reduz as comparações sociais. Em vez de ficarem ressentidas com quem tem mais dinheiro ou empregos melhores, as pessoas gratas são capazes de valorizar as realizações dos outros.

Todos nós temos a capacidade e a oportunidade de cultivar a gratidão. Em vez de reclamar das coisas que você acha que merece, reserve alguns minutos do seu dia para se concentrar em tudo o que você tem . Desenvolver uma “atitude de gratidão” é uma das maneiras mais simples de melhorar sua satisfação com a vida!

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone