Eventos Não Usar

Cuidados com o corpo no verão

Cuidados com o corpo no verão
Verão exige cuidados especiais com o corpo. Foto: Freepik

A estação mais quente do ano começa na próxima segunda-feira, dia 21/12. Além do calor, a chegada do Verão traz, também, as festas de fim de ano, época em que costumamos cometer mais excessos e deixar os cuidados com o corpo de lado. Por isso, separamos algumas dicas para você cuidar do seu corpo e manter a saúde em dia!

Hidrate-se

O calor excessivo estimula a produção de suor, para que possamos manter a nossa temperatura corporal. O problema é que o suor é rico em água e sais minerais que, caso não sejam repostos, podem fazer falta ao nosso organismo. Sem esses componentes, nosso metabolismo fica comprometido, e temos mais chances de sofrer câimbras, tonturas e lesões musculares.

A nossa capacidade de concentração também pode ser afetada pela desidratação, por isso é importante estarmos sempre atentos à ingestão de água. O ideal é que bebamos água em pequenas quantidades, ao longo de todo o dia, antes mesmo que a sede apareça. 

Quem gosta de variar, pode apostar também na água de coco e nas kombuchas, que além de deliciosas, hidratam e são fonte de nutrientes. A urina inodora e incolor é um bom indício de que estamos ingerindo líquido o suficiente.

Fique de olho na alimentação!

Por possuírem grandes quantidades de água, as frutas e os legumes são excelentes aliados na prevenção da desidratação. Esses alimentos também costumam ser ricos em minerais, ajudando a combater os efeitos colaterais causados pela sudorese excessiva.

Alimentos gordurosos e ultraprocessados devem ser evitados nos dias muito quentes, porque o organismo não costuma metabolizar a gordura de maneira eficiente quando o corpo está desidratado.

Use roupas leves

Nos dias de calor, evite os tecidos sintéticos, que retém o calor e atrapalham a evaporação da transpiração.  Dê preferência aos tecidos naturais, como linho, algodão e malha, que absorvem melhor o suor e esquentam menos. As cores também fazem diferença: opte pelas mais claras, que refletem melhor a luz solar e absorvem menos calor.

Mantenha os ambientes arejados

Ao longo do dia, e também durante a madrugada, procure deixar as janelas abertas para facilitar a circulação do ar. Evite alimentos estimulantes antes de deitar, e use roupas frescas para dormir.

Tome cuidado ao praticar atividades físicas 

A perda de líquidos que ocorre durante a prática de exercícios físicos, associada ao calor excessivo, pode aumentar os riscos de desidratação. Por isso, aposte nas bebidas isotônicas para repor líquidos e minerais. 

Proteja-se do sol

No verão, mais do que nunca, é essencial proteger-se do sol adequadamente! Procure usar chapéus com proteção solar e óculos escuros de boa qualidade, sem esquecer, é claro, do protetor solar para o corpo, rosto e lábios! Além disso, invista também em um bom hidratante, para que a pele e os lábios não fiquem com aspecto ressecado devido à perda de água!

 

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone