Eventos Não Usar

Entenda a importância do fonoaudiólogo

Fonoaudiólogo
Terapias fonoaudiológicas podem ajudar a tratar problemas de comunicação. Foto: Freepik

Esta semana foi celebrado o Dia do Fonoaudiólogo. As terapias fonoaudiológicas são indicadas para pessoas que precisam melhorar a comunicação, e podem também ajudar na recuperação de pacientes que sofreram algum tipo de acidente ou lesão.

Principais transtornos tratados pelo fonoaudiólogo

Existem vários distúrbios de fala e linguagem que podem ser tratados com a ajuda de um fonoaudiólogo. Entre as principais, estão:

  • Distúrbios de articulação: são caracterizados pela incapacidade de formar corretamente os sons de certas palavras, podendo até dificultar a compreensão em alguma conversa. É o que acontece no caso das pessoas que têm “língua presa”, por exemplo.
  • Distúrbios de fluência: afetam o fluxo, a velocidade e o ritmo da fala, como ocorre com a gagueira, por exemplo.
  • Distúrbios de ressonância: ocorrem quando um bloqueio ou obstrução do fluxo de ar regular nas cavidades nasais ou orais altera as vibrações responsáveis ​​pela qualidade da voz. Esses distúrbios estão frequentemente associados à fenda palatina, a problemas neurológicos e ao aumento de volume das amídalas.
  • Transtornos de recepção: acontecem quando a pessoa tem dificuldade para entender e processar o que os outros dizem. Quem sofre de transtornos receptivos pode parecer desinteressado durante uma conversa, além de ter um vocabulário limitado e dificuldade para seguir as instruções. Situações como Autismo, perda de audição e traumatismo craniano podem desencadear um distúrbio de linguagem receptivo.
  • Transtornos de expressão: caracterizam-se pela dificuldade de transmitir ou expressar informações. Quem tem um distúrbio expressivo pode, por exemplo, ter problemas para formar frases precisas e usar os tempos verbais corretos. Normalmente, os transtornos expressivos estão associados a deficiências de desenvolvimento, como Síndrome de Down e perda auditiva.
  • Afasia: esse é um distúrbio de comunicação adquirido que afeta a capacidade de uma pessoa de falar e compreender os outros. O derrame é a causa mais comum de afasia, embora outros distúrbios cerebrais também possam causá-la.

A quantidade de sessões que uma pessoa precisa para resolver seu problema depende, entre outros fatores, da idade do paciente, do tipo e da gravidade do transtorno.

Alguns distúrbios da fala começam na infância e melhoram com a idade, enquanto outros continuam na idade adulta e requerem terapia e manutenção de longo prazo. Quanto antes o paciente começar o acompanhamento com o fonoaudiólogo, melhores os resultados que ele pode obter, melhorando não apenas a sua capacidade de comunicação, mas também a autoconfiança.

 

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone