Eventos Não Usar

O que você precisa saber sobre Diabetes

Diabetes
12,5 milhões de brasileiros têm diabetes, segundo o Ministério da Saúde. Foto: Freepik

Você sabia que o Brasil é o quarto país com maior número de diabéticos do mundo? Segundo o Ministério da Saúde, 12,5 milhões de brasileiros têm diabetes. A doença é causada pela produção insuficiente ou má absorção da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que tem a função de transformar as moléculas de glicose em energia. A ausência ou deficiência de insulina interfere não apenas na queima do açúcar, mas também na sua transformação em substâncias como músculos, proteínas e gordura.

Tipos de diabetes e causas mais comuns

O Diabetes se divide nas seguintes categorias:

  • Diabetes tipo 1: surge, normalmente, na infância e na adolescência. Nesses casos, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, e são necessárias aplicações de injeções diárias do hormônio. 
  • Diabetes tipo 2: em geral, acomete pessoas com mais de 40 anos de idade. O pâncreas produz insulina, mas as células são resistentes à ação dela.
  • Diabetes gestacional: ocorre durante a gravidez, e normalmente é causada pelo aumento excessivo de peso da mãe;

O diabetes pode, ainda, ser decorrente de outras doenças, como pancreatites alcoólicas, ou do uso de alguns medicamentos.

Entre os principais fatores de risco para a doença, estão hereditariedade, obesidade, sedentarismo, estresse e níveis altos de colesterol e triglicérides. 

Sintomas e tratamento

Pessoas com diabetes podem passar a urinar constantemente, ficando desidratadas e com muita sede. Além disso, podem sofrer também com aumento do apetite, alterações visuais, impotência sexual, infecções fúngicas e feridas nos membros inferiores (que, normalmente, demoram a cicatrizar). 

O tratamento do diabetes exige acompanhamento médico rigoroso. Enquanto os pacientes tipo 1 precisam de aplicações diárias de insulina, os casos de diabetes tipo 2 podem ser controlados por medicamentos orais. De forma geral, a prática regular de atividades físicas é essencial para controlar o diabetes, assim como uma alimentação balanceada, orientada por um nutricionista.

Avatar

HMS Natural

Adicionar Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Anúncio

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Anúncio

Video

WhatsApp icone