Bem estar Medicina Saúde

Março Lilás: Conscientização e Prevenção do Câncer de Colo de Útero

Todos os anos, o mês de março é marcado pela campanha do Março Lilás, uma iniciativa dedicada à conscientização e prevenção do câncer de colo de útero. Esta é uma oportunidade importante para destacar a importância da saúde da mulher e promover ações que visam reduzir a incidência e mortalidade dessa doença. Vamos explorar mais sobre o câncer de colo de útero, sua prevenção e como você pode se envolver nesta causa vital.

Câncer de Colo de Útero: Uma Realidade Alarmante:

O câncer de colo de útero é uma das principais causas de morte entre mulheres em todo o mundo, apesar de ser considerado altamente prevenível. Causado principalmente pela infecção pelo papilomavírus humano (HPV), este tipo de câncer pode ser detectado precocemente através do exame de Papanicolau, o que aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido.

Prevenção e Conscientização:

A prevenção do câncer de colo de útero é fundamental e pode ser alcançada por meio de medidas simples, como a vacinação contra o HPV, a realização regular de exames de Papanicolau e a adoção de hábitos saudáveis. O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, como parte do calendário nacional de vacinação. Incentivamos as famílias a vacinarem seus filhos para protegê-los contra o HPV e reduzir o risco de desenvolverem câncer de colo de útero no futuro.

Como Você Pode se Envolver:

Há várias maneiras de se envolver na campanha do Março Lilás e contribuir para a conscientização sobre o câncer de colo de útero:

  • Agende uma consulta médica para realizar exames preventivos, como o Papanicolau, e discuta a possibilidade de vacinação contra o HPV.
  • Compartilhe informações sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero nas redes sociais e com amigos e familiares, incentivando a vacinação e realização de exames preventivos.
  • Participe de eventos e campanhas locais organizadas em sua comunidade para promover a conscientização sobre o tema.
  • Doe para instituições de saúde e organizações sem fins lucrativos que trabalham na prevenção e tratamento do câncer de colo de útero.

Juntos pela Saúde da Mulher:

Na HMS Natural, apoiamos iniciativas como o Março Lilás e acreditamos na importância de promover a saúde e o bem-estar das mulheres. É essencial que todas as mulheres tenham acesso a informações e serviços de saúde adequados para prevenir e detectar precocemente o câncer de colo de útero. Junte-se a nós nesta causa vital e vamos trabalhar juntos para proteger a saúde e salvar vidas.

Referências:

Instituto Nacional de Câncer (INCA). Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-colo-de-uteroMinistério da Saúde. Calendário Nacional de Vacinação. Disponível em: https://www.saude.gov.br/vacinacao

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone