Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

Saúde Suplementos Veganos

Conheça os 3 tipos de intolerância à lactose

A intolerância à lactose é uma doença bem comum, provocada pela incapacidade de digerir lactose, um açúcar encontrado no leite e nos laticínios. A falta da lactase, enzima que digere a lactose, leva ao aparecimento de sintomas gastrointestinais. Não costuma ser uma doença grave, mas os seus sintomas podem ser bastante incômodos.

Como esses sintomas aparecem?

Após ingerir o leite de vaca, derivados do leite ou produtos que sejam preparados com leite, você deve notar se sente uma recorrente cólica ou dores abdominais, gases intestinais ou diarreia ácida, por isso, é importante ficar atento a esses sinais. Experimente excluir esses alimentos de sua rotina durante sete dias para ver se os sintomas desaparecem. A intensidade deles varia de acordo com o grau da incapacidade da produção da lactase, enzima que digere o leite de vaca. Existem três tipos de intolerância à lactose:

  • Intolerância primária: diminuição natural e progressiva na produção de lactase a partir da adolescência e até o fim da vida (forma mais comum).
  • Intolerância secundária: a produção de lactase é afetada por doenças intestinais, como diarreias. Nesses casos, a intolerância pode ser temporária e desaparecer.
  • Intolerância congênita: é um problema genético, a criança nasce sem condições de produzir lactase.

Para confirmar a presença de intolerância à lactose, o diagnóstico pode ser feito por um gastroenterologista, sendo sempre necessário, a realização do exame de sangue para descobrir se a pessoa tem intolerância à lactose. Nele, são coletadas diversas amostras do paciente: uma em jejum e as outras, a cada trinta minutos após consumir lactose líquida. Existem diversos níveis de intolerância à lactose e nem todos precisam deixar de comer derivados do leite. 

É bem comum os médicos recomendarem que a pessoa tome um suplemento de lactase, que é a enzima que digere o leite, quando desejar comer algum alimento preparado com leite de vaca. Ao tomar essa medicação, a enzima digere a lactose dos alimentos, reduzindo o aparecimento dos sintomas digestivos. Na HMS Natural, você encontra diversas opções de lactase que são livres e alergênicos e veganos. Além disso, nenhum outro produto manipulado pela HMS Natural contém lactose em seu excipiente e veículo base, garantindo uma suplementação natural, segura e adequada. 

Ressaltamos que os pacientes devem consultar um médico antes de usar qualquer produto. Existem restrições ao seu uso, principalmente por lactantes, mulheres grávidas e crianças. Consulte o seu médico e cuide-se! 

Gostaram das nossas dicas? Compartilhe e deixe o seu comentário!

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
WhatsApp icone