Você provavelmente já conhece o fato de que todos os indivíduos possuem mecanismos de defesa no organismo. De acordo com nutricionistas, o sistema imunológico é o principal deles, já que é voltado para a defesa do organismo contra doenças e infecções. Ainda de acordo com profissionais, esse sistema é dividido em dois tipos de imunidade.
O primeiro deles diz respeito a um retorno rápido de estímulos, estando presente no organismo mesmo sem a ação de agressores externos, como vírus e bactérias. Já o segundo tipo tem ação mais demorada, pois leva alguns dias para detectar e destruir microrganismos nocivos e assim combater doenças.
No entanto, se nesse momento a pessoa está com a saúde delicada torna-se ainda mais lento o processo de cura. Assim, acaba sendo necessário realizar um tratamento severo. Por isso, o mais indicado é que mesmo sem o aparecimento de doenças, o indivíduo tenha hábitos que elevem o nível da sua imunidade.
Se você está em busca de fortalecer a sua imunidade, aproveite o conteúdo deste post para aprender algumas dicas de como auxiliar o seu sistema imunológico a fim de se tornar mais capaz de combater agentes infecciosos. Além disso, ter maior qualidade de vida tanto no aspecto físico quanto psicológico.
Alimentos e remédios para aumentar a imunidade
Principalmente nos períodos em que as pessoas estão com a imunidade baixa, a busca por alimentos saudáveis e remédios naturais aumentam, porém saiba que mais importante do que adotar hábitos saudáveis nesse momento, trazê-los para o dia a dia é essencial. Confira primeiramente os alimentos recomendados:
- Carnes: se você geralmente inclui carne na sua alimentação, saiba que essa é uma opção ótima para a formação das células do sistema imune, tendo em vista que a carne de boi, porco, aves e de pescados possuem vitaminas A e D.
- Frutas: opções de frutas com grandes fontes de vitamina C como laranja, abacaxi, goiaba e mexerica são excelentes para quem busca um sistema imunológico mais forte.
- Verduras: o segredo para uma alimentação rica é adquirir uma variedade de alimentos. Por isso, vale muito a pena incluir verduras como alface, rúcula, repolho, que contém vitamina C, que além de aumentar a imunidade, garantem benefícios como melhora da pele e combate aos radicais livres.
- Legumes: leguminosas como abóbora, abobrinha, chuchu, pepino, entre outros, são outras excelentes opções para o seu cardápio. Isso porque os vegetais contam com uma elevada quantidade de fibras, auxiliando também no aparelho digestivo.
- Grãos: os alimentos que possuem grãos na sua derivação contam com uma grande quantidade de vitaminas e minerais, além de fibras. Assim, agem de maneira super positiva para proteger a sua saúde. Por isso, inclua grãos como aveia, chia, gergelim, entre outros na sua alimentação.
É comum que o organismo nem sempre consiga absorver todos os nutrientes presentes nos alimentos. Isso porque cada corpo age de uma maneira e depende de diversos fatores para o seu melhor funcionamento, como os hábitos de exercícios físicos, problemas de saúde hereditários, entre outros.
Dessa forma, torna-se necessário a suplementação com remédios, que agem para auxiliar o organismo a melhora do sistema imune. Confira abaixo alguns remédios naturais recomendados para essa função. No entanto, saiba que antes de realizar qualquer tratamento é necessário a consulta de um médico especializado.
-
- Imuno TF: esse remédio natural é desenvolvido com o objetivo de ativar os mecanismos de defesa do corpo, combatendo de forma adequada diversos tipos de agentes invasores. Além disso, é capaz de combater infecções virais, bacterianas e fúngicas.
- Poção de Cogumelos Blend: o extrato de cogumelo é uma excelente opção para quem busca por cuidados especiais do corpo e da mente. Isso porque esse produto ajuda na imunidade, sistema nervoso e cardiovascular, disposição, metabolismo e muito mais.
- Composto Superfoods: os superfoods são alimentos concentrados que possuem propriedades funcionais para o organismo. Além disso, auxiliam a limpeza do fígado, melhoram a digestão, são antimicrobianos, antitumorais e ainda ajudam no tratamento de diversas infecções.
Qual a melhor vitamina para aumentar a imunidade?
Para ter mais saúde é recomendável ter uma alimentação diversificada, tendo em vista que o excesso de vitaminas também pode ser prejudicial ao organismo, tendo em vista que algumas vitaminas, ao serem consumidas em grande quantidade, podem até gerar intoxicação e inibir a absorção de outras vitaminas.
Segundo especialistas, as vitaminas C e D são excelentes fontes para o sistema imune. A vitamina D, por exemplo, ajuda o organismo a absorver nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo. A vitamina C, por sua vez, conta com ação antioxidante, diminuindo o risco de infecções respiratórias.
O que fazer para aumentar a imunidade rápido?
Se você está em busca de aumentar a sua saúde e garantir uma qualidade de vida elevada, saiba que a aquisição de hábitos saudáveis é essencial. Por isso, tenha uma alimentação balanceada e rica em variedades. Além disso, beba água regularmente e evite consumir álcool e cigarro em excesso.
O sono regulado também é outro aspecto importante para aumentar a imunidade. Isso porque ao ter sono de qualidade, o corpo é capaz de repor suas energias, revigorar o funcionamento físico e mental e consolidação da memória, consequentemente garante a melhora do humor e disposição.
O que fazer quando a imunidade está baixa?
Quando o indivíduo está com a imunidade baixa é comum que seja afetado por doenças infecciosas. Nesse caso, é necessário buscar um médico para que ele possa fazer uma avaliação e indicar o tratamento correto para combater a doença e assim promover uma melhora significativa.
Além disso, é claro, a pessoa deve manter seus hábitos saudáveis como os citados anteriormente, incluindo a absorção de líquidos, práticas regulares de atividade física, evitar o consumo de alimentos industrializados e com alto teor de gordura, entre outros.
Por fim, sabe-se que independentemente do nível da sua imunidade, é imprescindível garantir que a sua rotina seja saudável para evitar o aparecimento de doenças. Se você ainda tem alguma dúvida sobre o tema, deixe um comentário aqui embaixo. Além disso, envie este conteúdo para outras pessoas conhecerem a importância dos bons hábitos.