Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

Bem estar Dermatologia Estética e Beleza Saúde

Saiba diferenciar os tipos de protetor solar

protetor solar
Saiba diferenciar os tipos de protetor solar

Amamos o sol, mas ele se torna um grande vilão quando o assunto é a saúde da nossa pele. E para nos protegermos de seus raios, o principal produto que não pode faltar de jeito nenhum na sua rotina skincare é o protetor solar! Devemos usá-lo todos os dias, independente da estação do ano para que nossa pele fique saudável, livre de manchas e doenças. 

Mas na hora de comprar um protetor solar, vemos que existem vários tipos com várias informações diferentes! Fatores de FPS, UVA, UVB, químico ou físico… Muitas informações que podem confundir, e muito, quem não conhece nada sobre o assunto. Afinal, qual é o ideal? 

Vamos explicar tudinho! Veja a seguir:

FPS

Primeiramente precisamos prestar atenção no fator de proteção solar, o FPS. Ele determina a eficácia de um protetor solar. Por exemplo, o fator de proteção para uso na praia ou piscina não deve ser abaixo de 30, pois a exposição solar é maior. Se aplicado corretamente, oferece cerca de 96% de proteção contra os raios UVA e UVB.

O que significa UVA e UVB?

O sol emana três tipos de raios: UVA (ultravioleta A), UVB (ultravioleta B) e UVC (ultravioleta C). Sentimos o efeito em nosso corpo apenas com os raios UVA e UVB, pois o UVC é totalmente bloqueado pela camada de ozônio e não chega até nós.

O que difere UVA e UVB é a profundidade de danos causados por cada um deles em nossa pele.

UVA

Representam 95% da radiação solar, sendo assim, os raios mais preocupantes para nossa saúde. Chegam até nós todos os dias, independente do clima. Penetram na nossa segunda camada de pele, a derme, e são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, causando manchas e rugas. Também podem causar alergias e doenças como o câncer de pele.

UVB

Esses representam apenas 5% da radiação solar, penetrando mais superficialmente na pele. São responsáveis pelas vermelhidões, pelas sensações de ardência e queimaduras solares, típicas das estações quentes do ano. 

Muito bem! Após esse entendimento, precisamos saber diferenciar os protetores solares químicos e físicos, que exercem a mesma função, mas agem de maneira diferente quando entram em contato com a pele.

Protetor Solar Químico

O tipo de filtro solar mais popular é o químico e mais fácil de encontrar. É composto por ingredientes químicos que absorvem a radiação ultravioleta, deixando que entrem na nossa pele, mas que não causem danos. Dessa forma, o protetor químico cria uma camada de proteção na pele imperceptível.

Protetor Solar Físico

Com uma ação diferente, o protetor solar físico (também chamado de inorgânico), é composto de óxido de zinco ou dióxido de titânio, ambos minerais que protegem a pele de uma forma natural de amplo espectro. 

A proteção física não penetra na pele, ela faz com que os raios solares sejam refletidos, funcionando como um verdadeiro escudo. Ao contrário do químico, o protetor físico é mais difícil de espalhar e é natural que ele deixe a pele um pouco esbranquiçada por conta da barreira física. Ideal para crianças, pessoas alérgicas e grávidas.

Qual é o melhor?

Segundo os dermatologistas, tanto o químico quanto o físico podem ser usados de forma eficiente, mas fica a escolha da pessoa qual realmente usar. Lembramos que ingredientes químicos podem causar danos a longo prazo em contato com a pele, como alergias. 

O protetor solar físico tem a vantagem de fazer efeito imediato, enquanto os protetores químicos demoram cerca de 20 minutos para começar a fazer efeito. 

Escolha

Ufa! Agora que já sabemos todas as principais informações sobre os protetores solares fica mais fácil saber qual escolher na hora da compra.

Escolha o protetor solar que preferir, químico ou físico e fique de olho no FPS! Acima de 30 é o ideal para uma proteção eficiente. E lembre-se que é importante que o protetor solar seja de amplo espectro, garantindo uma proteção eficaz contra a radiação UVA e UVB.

Na HMS Natural você encontra o tipo de protetor solar ideal para sua pele, com vários valores de FPS para adultos e crianças, físicos e químicos! Indicados para uso diário. 

Outra coisa para ficar de olho, é em qual benefício o protetor solar oferece. Existem protetores solares que são hidratantes, anti-idade, antipoluição, clareadores e para peles secas e oleosas

Para uma melhor proteção, evite a exposição solar entre 10h e 15h e use chapéus e bonés.

Veja mais informações sobre o assunto no nosso Instagram: @hmsnatural!

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
WhatsApp icone