Bem estar Hipertensão Medicamentos Saúde

Os riscos da pressão alta

pressão alta
1 em cada 4 brasileiros sofre de pressão alta. Foto: Freepik.

A hipertensão – popularmente conhecida como “pressão alta” – atinge um em cada quatro brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. Se não for tratada, pode causar problemas graves, como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, entre outros.

Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou maiores que 140/90 mmHg (14 x 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. 

O que causa a pressão alta?

Muitos fatores podem afetar a pressão arterial, incluindo a quantidade de água e sal no corpo, os níveis hormonais e a saúde dos rins, do sistema nervoso e dos vasos sanguíneos. A pressão arterial também tende a aumentar também com a idade, já que, com o passar do tempo, os vasos sanguíneos ficam mais rígidos. 

O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, elevado consumo de sal, níveis altos de colesterol e sedentarismo.

Sintomas e tratamento

A hipertensão é uma doença silenciosa, e os sintomas, normalmente, aparecem apenas quando a pressão sobe muito. Nesses casos, a pessoa pode sentir dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

A pressão alta não tem cura, mas pode ser controlada com medicamentos específicos, que devem ser prescritos por um médico de confiança. A melhor forma de evitar o problema é adotando um estilo de vida saudável, mantendo o peso adequado, não abusando do sal e de temperos artificiais, moderando o consumo de álcool e praticando atividades físicas regularmente. Não se esqueça também de manter um acompanhamento médico regular, realizando exames básicos anualmente. Prevenção é o melhor remédio!

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone