Fala Aí Medicina Saúde Vamos falar sobre

O que você precisa saber sobre Prematuridade

Prematuridade
Prematuridade é a principal causa de morte entre recém-nascidos. Foto: Freepik

Esta semana foi celebrado o Dia Mundial da Prematuridade. A data foi criada para alertar sobre a importância dos cuidados pré-natais para evitar a prematuridade, que é uma das principais causas de morte de bebês no mundo.

São considerados prematuros os bebês nascidos antes das 37 semanas de gravidez. Normalmente, os prematuros nascem com peso abaixo do ideal, e por não estarem completamente formados, têm maior risco de desenvolver problemas.

Causas da Prematuridade

O nascimento prematuro pode ter várias causas, mas entre as principais, estão:

  • Gravidez gemelar;
  • Sangramentos ou outros problemas com o útero durante a gestação;
  • Estresse; 
  • Tabagismo; 
  • Doenças cardíacas;
  • Uso de drogas ilícitas;
  • Idade abaixo de 16 ou acima de 35 anos.

Mulheres que desenvolvem problemas durante a gravidez, como infecções, pressão alta e diabetes, também têm maior probabilidade de dar à luz antes do tempo ideal.

Sintomas e complicações

Cada bebê prematuro pode apresentar sintomas, diferentes, mas os mais comuns são:

  • Baixo peso;
  • Pele fina, brilhante, rosada ou vermelha;
  • Pouca gordura corporal;
  • Genitais ainda em desenvolvimento.

Bebês prematuros podem ter problemas de saúde de longo prazo. Em geral, quanto mais prematuro for o bebê, mais graves e duradouras podem ser as complicações. Eles também apresentam risco aumentado de síndrome de morte súbita infantil.

A melhor forma de evitar o parto prematuro é fazendo o acompanhamento pré-natal corretamente durante a gravidez. Assim, seu médico pode ajudar a diagnosticar problemas e sugerir mudanças no estilo de vida para reduzir os riscos. É importante ressaltar que o pediatra também deve acompanhar a mãe mesmo antes do nascimento do bebê. Junto com o obstetra, ele pode acompanhar o desenvolvimento do feto e traçar estratégias para evitar possíveis complicações para a mãe a a criança. Por isso, se você está grávida, fique atenta e cuide-se! Com o acompanhamento correto, você pode ter uma gestação saudável e sem sustos!

 

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone