Desde que a pandemia do novo coronavírus começou, cientistas do mundo todo tentam encontrar medicamentos eficazes contra a doença e desenvolver uma vacina capaz de prevenir a infecção.
Muito já se falou a respeito da hidroxicloroquina e até de vermífugos no combate ao vírus, mas nenhuma substância teve sua eficácia comprovada até o momento. Quando o assunto é prevenção, enquanto não surge uma vacina, a principal recomendação dos especialistas – além do distanciamento social – é reforçar a imunidade. Veja algumas dicas simples para manter seu sistema imunológico forte.
Alimente-se bem
Manter uma dieta balanceada é fundamental para que o seu corpo receba todos os nutrientes necessários para se manter saudável. Procure consumir uma boa variedade de frutas, legumes e verduras, que são ricos em vitaminas e minerais. Gengibre, alho, pimenta e frutas cítricas, além de darem um sabor especial aos pratos, são poderosos aliados no combate a infecções.
Descanse
A privação de sono é um dos principais fatores que causam a baixa imunidade, já que o organismo aproveita nosso período de descanso para repor as energias. Procure dormir de seis a oito horas por noite, em um local silencioso e escuro. Luzes de celular e televisão, por exemplo, atrapalham a produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono.
Mantenha a calma
Você sabia que o estresse em excesso também pode derrubar sua imunidade? Ele pode impedir que as células do seu corpo funcionem corretamente, dando espaço para o surgimento de doenças. Procure respirar corretamente e fazer atividades que te deem prazer no dia a dia!
Consuma doses adequadas de vitaminas C e D
Embora a vitamina C possa não tratar ou prevenir a Covid-19, ela pode ajudar a reduzir a gravidade de suas complicações, já que ajuda a reforçar a imunidade e tem ação antioxidante. A vitamina D também desempenha um papel fundamental na função imunológica, e pode proteger contra infecções graves do trato respiratório.