Você sabia que o misto de sensações como medo, irritação, desconforto e preocupação, também conhecido como estresse, não só afeta o nosso bem-estar emocional, mas também o físico? Mas a boa notícia é que existe uma série de atitudes que podem acabar com o estresse.
Sintomas do estresse
Antes de conhecer formas de acabar com o estresse, é importante saber identificar alguns dos sintomas causados por esse problema. Os principais são: ritmo cardíaco acelerado, respiração rápida, sudorese e tremores. No entanto, algumas pessoas podem sentir dificuldades para dormir, tensão muscular, cansaço demasiado e dores de cabeça.
Males causados pelo estresse
Em longo prazo, o estresse pode acabar interferindo na saúde, provocando baixa imunidade, problemas gastrointestinais, hipertensão e até problemas psicológicos. Por isso, é importante ficar atento e adotar hábitos que podem acabar com o estresse. Confira abaixo alguns deles.
1. Respire: Durante momentos estressantes, a respiração fica ofegante. Por isso, para recuperar a calma, vale trabalhar a respiração de forma que ela fique mais lenta e ritmada.
2. Converse: É importante externar o que pensa para acabar com o estresse. Uma boa opção é fazer terapia para não só colocar para fora o que está incomodando, como aprender a lidar com os sentimentos.
3. Exercite-se: A prática de atividades físicas contribui com a produção de endorfina, neurotransmissor que contribui com o bem-estar e o bom humor.
4. Pratique meditação e alongamento: Essas duas atividades são ótimas aliadas do bem-estar e da redução do estresse.
5. Cuide da sua nutrição: Além de contribuir com a saúde, manter uma alimentação equilibrada e ficar atento a nutrição do corpo ajuda a acabar com o estresse. O ômega 3, nutriente que também pode ser adquirido a partir da suplementação, auxilia na redução da ansiedade e dos níveis de cortisol e noroadrenalina, que são substâncias desencadeadoras do estresse.