Amamentação Bem estar Saúde Vamos falar sobre

Cinco mitos sobre a amamentação

Amamentação
Aleitamento materno exclusivo é recomendado até os seis meses de idade. Foto: Freepik

Estamos na Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece anualmente, entre os dias 1 e 7 de agosto, para esclarecer a população sobre os benefícios da amamentação. A amamentação é um método natural, que fornece anticorpos para o bebê e todos os nutrientes que ele precisa até os seis meses de idade.
O tema desta edição da Semana Mundial do Aleitamento Materno é “Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável”.

Embora a amamentação seja uma prática saudável, ela ainda é rodeada de mitos. A seguir estão alguns dos mais comuns:

Mito 1: É natural que seus mamilos doam quando você amamenta

Fato: É natural que as novas mães experimentem algum desconforto durante os primeiros dias de amamentação, e que os mamilos fiquem doloridos e até sangrem quando o bebê começa a dentição. Mas, fora dessas circunstâncias, a amamentação não deve doer. Se isso acontecer, é provável que o bebê não esteja posicionado corretamente, ou que tenha alguma dificuldade para mamar. Nesse caso, não hesite em procurar uma consultora de amamentação!

Mito 2: É difícil produzir leite suficiente

Fato: A maioria das mães produz a quantidade certa de leite para seus bebês. Se você sentir que não está produzindo leite suficiente, pode ser por um dos três motivos a seguir: o bebê não pegando o seio corretamente, não consegue sugar leite suficiente a cada mamada ou a frequência da amamentação não está adequada. Procure descansar e se alimentar bem enquanto amamenta para evitar esse problema.

Mito 3: Você não pode amamentar se estiver doente

Fato: As mães geralmente podem continuar amamentando, mesmo que estejam doentes, desde que tenham consultado um médico e estejam fazendo o tratamento correto. Os especialistas acreditam que os anticorpos que uma mãe desenvolve para combater a doença também são repassados ​​ao bebê, reforçando sua imunidade. Se a doença for muito contagiosa, como no caso da Covid-19, recomenda-se o uso de uma bomba extratora de leite.

Mito 4: Mulheres não engravidam enquanto estão amamentando

Fato: A amamentação não funciona como um método confiável de controle de natalidade, já que não impede a ovulação em todas as mulheres. Converse com seu médico sobre o melhor método de controle de natalidade para você, e evite pílulas anticoncepcionais com estrogênio enquanto estiver amamentando.

Mito 5: A amamentação muda o formato dos seios de forma definitiva

Fato: A idade, o ganho de peso e os efeitos da gravidade têm maior probabilidade de afetar o formato dos seus seios do que a amamentação. Para a maioria das mulheres, os seios voltam à forma e ao tamanho pré-gravidez depois que elas param de amamentar.

Avatar

HMS Natural

Adicionar Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Anúncio

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Anúncio

Video

WhatsApp icone