Amamentação Bem estar Saúde Vamos falar sobre

Cinco mitos sobre a amamentação

Amamentação
Aleitamento materno exclusivo é recomendado até os seis meses de idade. Foto: Freepik

Estamos na Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece anualmente, entre os dias 1 e 7 de agosto, para esclarecer a população sobre os benefícios da amamentação. A amamentação é um método natural, que fornece anticorpos para o bebê e todos os nutrientes que ele precisa até os seis meses de idade.
O tema desta edição da Semana Mundial do Aleitamento Materno é “Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável”.

Embora a amamentação seja uma prática saudável, ela ainda é rodeada de mitos. A seguir estão alguns dos mais comuns:

Mito 1: É natural que seus mamilos doam quando você amamenta

Fato: É natural que as novas mães experimentem algum desconforto durante os primeiros dias de amamentação, e que os mamilos fiquem doloridos e até sangrem quando o bebê começa a dentição. Mas, fora dessas circunstâncias, a amamentação não deve doer. Se isso acontecer, é provável que o bebê não esteja posicionado corretamente, ou que tenha alguma dificuldade para mamar. Nesse caso, não hesite em procurar uma consultora de amamentação!

Mito 2: É difícil produzir leite suficiente

Fato: A maioria das mães produz a quantidade certa de leite para seus bebês. Se você sentir que não está produzindo leite suficiente, pode ser por um dos três motivos a seguir: o bebê não pegando o seio corretamente, não consegue sugar leite suficiente a cada mamada ou a frequência da amamentação não está adequada. Procure descansar e se alimentar bem enquanto amamenta para evitar esse problema.

Mito 3: Você não pode amamentar se estiver doente

Fato: As mães geralmente podem continuar amamentando, mesmo que estejam doentes, desde que tenham consultado um médico e estejam fazendo o tratamento correto. Os especialistas acreditam que os anticorpos que uma mãe desenvolve para combater a doença também são repassados ​​ao bebê, reforçando sua imunidade. Se a doença for muito contagiosa, como no caso da Covid-19, recomenda-se o uso de uma bomba extratora de leite.

Mito 4: Mulheres não engravidam enquanto estão amamentando

Fato: A amamentação não funciona como um método confiável de controle de natalidade, já que não impede a ovulação em todas as mulheres. Converse com seu médico sobre o melhor método de controle de natalidade para você, e evite pílulas anticoncepcionais com estrogênio enquanto estiver amamentando.

Mito 5: A amamentação muda o formato dos seios de forma definitiva

Fato: A idade, o ganho de peso e os efeitos da gravidade têm maior probabilidade de afetar o formato dos seus seios do que a amamentação. Para a maioria das mulheres, os seios voltam à forma e ao tamanho pré-gravidez depois que elas param de amamentar.

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone