Bem estar Saúde

Como o tempo seco pode prejudicar sua saúde

Tempo Seco
Tempo seco pode agravar problemas respiratórios. Foto: Freepik

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a umidade relativa  do ar considerada ideal é de 60%. No inverno, no entanto, é comum que algumas regiões sofram com o tempo mais seco. A OMS recomenda, inclusive, que seja decretado estado de atenção quando o índice fica abaixo de 30%, já que a baixa umidade pode causar ou agravar problemas de saúde.

Com o tempo seco, é normal sentir ardência nos olhos. Eles também podem ficar ressecados, assim como a boca e o nariz, o que favorece a atuação de vírus e bactérias, e pode levar a infecções de vias respiratórias, como asma, rinite e sinusite.

A baixa umidade do ar pode prejudicar a saúde de todos, mas as crianças menores de cinco anos e os idosos costumam ser os mais afetados. A boa notícia é que, com alguns cuidados simples, é possível amenizar ou melhorar esses incômodos.

Dicas para atenuar os problemas causados pelo tempo seco

Beba bastante líquido
Água, sucos naturais e água de coco são sempre bem-vindos, além de verduras e frutas.

Mantenha a casa limpa
Essa dica pode fazer toda a diferença para os pacientes alérgicos. Passe pano úmido no chão e nos móveis diretamente.

Lubrifique os olhos e o nariz
Use soro fisiológico sempre que senti-los ressecados. Além de amenizar o desconforto, essa prática pode evitar o surgimento de infecções.

Deixe os ambientes mais úmidos
Para isso, vale usar umidificadores, potes com água ou toalhas molhadas.

Cuidado ao se exercitar
Se for praticar esportes, atente-se ao horário. Dê preferência para se exercitar antes das 10h ou após as 16h.

Cuide da sua pele
Evite banhos muito quentes e não use buchas. Hidratantes hipoalergênicos ajudam a atenuar o ressecamento da pele. Na HMS Natural, você encontra uma linha completa de hidratantes que protegem e regeneram sua pele, deixando-a ainda mais bonita e saudável! Experimente!

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone