Bem estar Emagrecedores Estética e Beleza Saúde

5 dicas para cuidar da saúde do seu intestino

intestino
Intestino é considerado nosso "segundo cérebro". Foto: Alicia Harper / Pixabay.

Você sabia que o intestino é considerado o nosso segundo cérebro? Pesquisas realizadas nos últimos anos descobriram a existência de milhões de neurônios nesse órgão, que é um dos maiores do corpo humano. O intestino também desempenha funções de defesa imunológica, mas para isso, precisa estar saudável.

O órgão é habitado por bactérias “do bem” e “do mal”, e elas precisam estar equilibradas. Quando ocorre um desequilíbrio desses microorganismos, surgem doenças inflamatórias, como diarreia, intolerâncias e alergias alimentares. Estudos recentes apontam também para uma relação entre o desequilíbrio da microbiota intestinal com diabetes tipo 2 e o desenvolvimento de TDAH, autismo e depressão.

Veja a seguir cinco dicas para você garantir a saúde e o bom funcionamento do seu intestino.

  1. Consuma alimentos ricos em fibras
    As fibras solúveis têm a função de aumentar o tempo de exposição do bolo alimentar, garantindo melhor digestão e absorção de nutrientes. Já as insolúveis aumentam o volume do bolo fecal, sua umidade e velocidade com que transita pelo intestino, garantindo uma evacuação saudável. Para garantir o consumo de quantidades adequadas de fibras, procure manter uma alimentação variada, com muitas frutas, legumes, verduras e grãos integrais.

  2. Beba bastante água
    Consumir muitas fibras sem beber água suficiente pode ter o efeito contrário. Por isso, hidrate-se bem! A água ajuda a lubrificar as paredes intestinais e estimula a movimentação do bolo fecal, evitando a constipação.

  3. Evite alimentos fermentáveis
    Alguns alimentos são mais difíceis de serem digeridos pelo intestino, e podem causar distensão abdominal, constipação, diarreia e gases. Observe quais alimentos causam essa sensação em você, e procure um nutricionista para te orientar sobre possíveis substituições ou novas formas de preparo.

  4. Aumente o consumo de alimentos fermentados
    Os fermentados são ricos em nutrientes e em enzimas digestivas, sendo uma excelente opção para a saúde do nosso intestino. Alguns produtos, como iogurtes naturais, kombucha e kefir, são considerados probióticos, já que fornecem uma grande quantidade de bactérias benéficas para o intestino.

  5. Pratique atividades físicas
    Os exercícios físicos auxiliam nos movimentos do intestino, acelerando o trânsito, reduzindo a distensão abdominal e o desconforto causado pelos gases.

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone