Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

Saúde

5 estratégias sobre como controlar a compulsão alimentar

compulsão alimentar
Dicas de como controlar a compulsão alimentar

Ações comuns, como esperar a ligação de uma pessoa querida ou se preparar para uma entrevista de emprego, podem ser encaradas facilmente por algumas pessoas. Para outras, porém, essa expectativa pode gerar muita ansiedade e causar efeitos quase incontroláveis, como a compulsão alimentar.

Isso acontece porque, quando o nível de adrenalina aumenta no nosso organismo, a mente fica em estado de alerta e, assim, é comum que busquemos uma maneira rápida de suprir a necessidade de realizar algo. A alimentação excessiva é uma forma que algumas pessoas encontram de se satisfazer a curto prazo e, assim, ficar mais tranquilas.

Assim, é importante dizer que a compulsão alimentar é considerada pelos especialistas como um transtorno psicológico. Se não tratada, pode desencadear uma série de outros fatores prejudiciais à saúde, por isso, é necessário fazer um tratamento adequado com um médico.

No entanto, existem 5 estratégias sobre como controlar a compulsão alimentar que, se feitas diariamente, podem virar hábitos. Dessa forma, o indivíduo começa a ter uma rotina mais saudável e com menos ansiedade. Se você passa por esse transtorno, continue a leitura e dê boas-vindas à qualidade de vida!

Quais são as causas da compulsão alimentar?

Sabe aquele almoço de domingo em que há vários pratos e você deseja saborear um pouco de cada? Saiba que essa necessidade, diferente do que muitas pessoas pensam, não é considerada compulsão alimentar, tendo em vista que, nesse caso, a pessoa teve apenas um momento de alimentação excessiva e depois passou a comer normalmente.

Para ser considerada compulsão alimentar é necessário que esse fato aconteça pelo menos 2 vezes por semana. Por isso, se isso acontece com você, procure ajuda médica e aproveite para colocar as próximas estratégias em ação para que assim você consiga ter uma rotina mais balanceada.

5 estratégias para dominar a compulsão alimentar

Antes de apresentar as 5 estratégias, saiba que acabar com a vontade de comer em grande quantidade por várias vezes na semana só acontece depois de criar hábitos saudáveis. Por isso, dê um passo de cada vez para que esse processo seja leve e eficaz, evitando criar novos problemas, combinado?

1 – Não faça dietas milagrosas

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre dietas nas quais os alimentos liberados não passavam de 5. Assim, prometem emagrecimento rápido e mudanças positivas na saúde. No entanto, dietas restritivas como essa são maléficas, tendo em vista que privar-se de comer certos alimentos dão ainda mais vontade de ingeri-los.

Por isso, se você deseja controlar a compulsão alimentar, busque trocar os alimentos gordurosos e com grande quantidade de açúcar por outros que também trazem a sensação de prazer, mas que tenham menos efeitos negativos na saúde do corpo e da mente.

Ao fazer uma dieta adequada, você é capaz de se sentir melhor durante o dia e não ter a necessidade de comer em excesso. Além disso, hoje, existem produtos naturais capazes de te auxiliar no dia a dia e, assim, diminuir a ansiedade e a compulsão.

2 – Coma fibras

Quem é adepto de atividades físicas e se alimenta moderadamente, com certeza já sabe que ingerir uma boa quantidade de fibras durante o dia garante mais saciedade e diminui a vontade de comer em excesso.

Assim, acaba sendo uma ótima estratégia para quem deseja controlar o transtorno alimentar. Para começar a criar esse hábito, coloque mais frutas, legumes e grãos no seu cardápio e repare nos efeitos positivos que todos eles trarão no seu dia a dia.

3 – Hidrate-se com frequência

Beber bastante água durante o dia é benéfico para vários aspectos relacionados ao bom funcionamento do organismo, tendo em vista que auxilia os rins a funcionarem de forma correta, ajuda os nutrientes dos alimentos a serem absorvidos pelo corpo, melhora a digestão, entre muitos outros.

No caso do controle da compulsão alimentar, beber água ajuda a identificar se a vontade de comer realmente é fome ou apenas fruto da ansiedade. Além disso, diminui a sensação de vazio que o indivíduo sente ao longo do dia.

4 – Evite armazenar comidas processadas

Quase todo mundo já passou por aquele momento durante a noite no qual a vontade de beliscar uma comida diferente chega ao nível máximo e, ao chegar na cozinha, existe um verdadeiro “paraíso”, capaz de satisfazer todo esse desejo.

Por isso, evite guardar comidas com grande teor de gordura e de açúcar, como uma forma de te ajudar a não cair em tentação quando sentir necessidade de ingerir alimentos que só prejudicam a saúde.

5 – Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos pode ser vista por algumas pessoas como a principal solução para perda de peso. No entanto, é muito mais do que isso. Praticar exercícios regularmente promove a sensação de bem-estar, tranquilidade e satisfação.

Isso porque o corpo produz de forma natural a serotonina e endorfina, que são neurotransmissores que reduzem o sentimento de irritabilidade e ansiedade, aumentando a estabilidade das emoções.

Por fim, saber como controlar a compulsão alimentar está mais associado com os hábitos adquiridos do que apenas uma ação definitiva. Ao seguir essas estratégias, você tem muito mais chances de superar esse problema e, assim, ter uma vida com muito mais saúde.

Se você tem alguma dúvida sobre o assunto ou deseja compartilhar a sua opinião, comente aqui embaixo. Aproveite também para encaminhar este conteúdo para outras pessoas que você conhece e necessitam de uma ajudinha para controlar a alimentação excessiva. Até mais!

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
WhatsApp icone