Bem estar

Dieta detox: 3 sugestões de cardápios saudáveis e saborosos

mulher de vestido comendo verduras e legumes sobre um balcão

A dieta detox é baseada em refeições ricas em nutrientes e na eliminação completa de ingredientes com alto teor de açúcar, sal e gordura. Ao aproveitá-la de forma correta, o indivíduo é capaz de contar com benefícios como redução do peso, aumento da imunidade e força.

No entanto, é recomendável não fazer dietas detox constantemente, pois o corpo pode sofrer com carência de nutrientes importantes para seu bom funcionamento. Para saber mais, continue a leitura e veja ainda sugestões de cardápios para dietas com duração de 3, 5 e 7 dias.

Dieta de 3 dias: invista em sucos e vitaminas

Se você deseja aplicar a dieta detox durante 3 dias, saiba que é indicado incluir mais refeições líquidas, como sucos e vitaminas. Os alimentos sólidos, por sua vez, devem ser ingeridos de forma reduzida. Confira uma opção nutritiva de cardápio abaixo, lembrando que são indicações, você pode ampliá-las ou substituí-las com o auxílio de um nutricionista:

  • Café da manhã: suco de morango com laranja, suco verde de limão, couve e gengibre ou vitamina de frutas. Você pode ainda completar a refeição com 1 fatia de pão ou bolachas integrais.
  • Almoço e jantar: aposte em 1 filé de frango grelhado ou 1 porção de peixe cozido, juntamente com 3 colheres de arroz integral ou de grão de bico e saladas variadas.
  • Lanche da tarde: as vitaminas são excelentes opções para saciar e nutrir o corpo, por isso, vale a pena tomar uma vitamina de mamão com leite e aveia e, para completar, ingira 1 fatia de pão integral.

Dieta de 5 dias: mais consumo de alimentos sólidos

Assim como a dieta anterior, esta consiste na inclusão de alimentos ricos em vitaminas e minerais, no entanto, você já pode ter refeições com mais ingredientes sólidos. Veja uma sugestão de cardápio, lembrando que para garantir a melhor opção para sua necessidade é essencial consultar um nutricionista antes de mudar sua rotina de alimentação.

  • Café da manhã: 1 omelete com 2 ovos temperado com cúrcuma, sal rosa do Himalaia, salsinha e cebolinha. Para complementar o lanche da manhã coma 1 fruta como pera ou maçã com casca e 2 castanhas-do-pará.
  • Almoço e jantar: para nutrir e saciar o corpo, ingira 1 prato pequeno de salada com folhas como rúcula, alface crespa, alface lisa e agrião, temperadas com limão, azeite extravirgem e sal rosa do Himalia. Além disso, 1 filé no tamanho médio de frango grelhado, salada de lentilha e espinafre refogado.
  • Lanche da tarde: alimente-se com 3 tomates cereja e 2 mini mussarela de búfala, temperados com manjericão e azeite extravirgem ou tome 1 iogurte natural desnatado.

Dieta de 7 dias: corpo nutrido e sem toxinas

Se você deseja ter uma semana completa ingerindo refeições com alimentos saudáveis para compor sua dieta detox, complemente o cardápio que você conheceu no tópico anterior e utilize outras variações de proteínas, verduras e legumes. Aproveite para conferir uma indicação de um dia ingerindo pratos ricos em vitaminas.

  • Café da manhã: tome 1 suco verde com meia maçã, pedaço de gengibre, 1 folha de couve com talo, meio limão e 1 copo de 200ml de água de coco, além de ingerir 1 omelete ou 1 fatia de pão integral.
  • Almoço e jantar: continue investindo na ingestão de mix de folhas e de proteínas como frango grelhado ou peixe cozido, aproveite também para incluir no seu prato 3 colheres de sopa de arroz integral.
  • Lanche da tarde: para manter o corpo hidratado, tome 1 suco de frutas como morango ou laranja e ingira frutas com alto teor de água, como uma porção de melancia ou melão.

Afinal, o que é uma dieta detox?

Logo quando as dietas detox viraram tendência entre quem busca acelerar o emagrecimento e garantir a saúde do corpo, houve uma confusão no que se diz respeito ao seu verdadeiro significado. Isso porque algumas pessoas as associaram como tipos de limpeza interna do corpo para tratar doenças.

Consistindo na ingestão de mais alimentos saudáveis e menos ingredientes processados, essas dietas obviamente beneficiam a saúde, mas não possuem o papel primordial de limpar o organismo como muitos métodos sem comprovação científica prometem em publicações de sites e de redes sociais.

Provenientes da palavra desintoxicação, que segundo o dicionário significa reduzir efeitos tóxicos no organismos, essas dietas visam tirar do cardápio alimentos com gordura trans, gorduras saturadas e excesso de sal e açúcares, que favorecem uma grande quantidade de toxinas no corpo.

Contudo, para promover efeitos benéficos ao indivíduo, as dietas precisam ser feitas com acompanhamento nutricional, pois ao aplicá-las de maneira incorreta na rotina, o corpo pode ter carência de vários nutrientes para o seu bom funcionamento, implicando nos resultados que a pessoa deseja conquistar.

É possível aliar a dieta detox com produtos naturais?

Independentemente do seu objetivo, ter o acompanhamento de um nutricionista para atingir os resultados desejados é essencial, por isso, pode-se afirmar que sim, é possível incluir remédios naturais como eliminadores de toxinas e bloqueadores de gordura durante a dieta detox, contanto que sua ingestão seja continuada posteriormente.

Caso você tenha alguma dúvida sobre as melhores maneiras de incluir os medicamentos naturais na sua rotina, deixe um comentário logo no final desta página ou envie uma mensagem para o nosso WhatsApp, nós da equipe HMS teremos o prazer de respondê-lo!

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone