Estética e Beleza

5 segredos para uma rotina de skincare ideal!

Close no rosto de mulher negra fazendo skincare

Os cuidados com a pele do rosto são essenciais para mantê-la renovada, limpa e bela, por isso tantas pessoas buscam a rotina de skincare. Só que existem processos que ajudam a melhorar sua jornada em busca da pele perfeita. E se o seu desejo é conquistar uma cútis impecável, já te adianto que podemos chegar lá com uma boa rotina skincare.

Que tal começar a por tudo isso em prática? Te convido a conhecer os segredos para conquistar a tão sonhada pele de cinema. Nossas especialistas foram atrás desses mistérios e as descoberta nos te contamos aqui. Continue lendo para descobrir junto com a gente!

1. Identificar o tipo de pele

Às vezes negligenciamos o primeiro passo, porém ele é o mais importante. Antes de tudo, conheça seu tipo de pele, afinal de contas ele é determinante para comprar os produtos dermocosméticos mais adequados. Imagine usar produtos para pele oleosa em uma pele que é seca? Assim ficaria difícil conseguir bons resultados.

Para te ajudar na identificação dos tipos de pele, nós trouxemos alguns apontamentos bem didáticos. Assim fica mais fácil de identificar qual é a sua pele. Olha só:

Seca: pelo nome você já sabe que o importante é a hidratação, não é mesmo? Ela possui pouca luminosidade e apresenta uma aspereza no rosto. Além de proporcionar algumas áreas avermelhadas e sensíveis;

Oleosa: enquanto a anterior é ressecada, essa é o oposto. A pele brilhosa evidencia o excesso de óleo, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo) e ainda é acompanhada de espinhas e cravos;

Mista: a pele mista é o combo entre as duas anteriores, sabe por quê? Ela possui a zona T oleosa, porém as demais são ressacadas;

Normal: essa pele é equilibrada. Nesse caso, possui um aspecto mais moderado, com pouco brilho ou ressecamento, e ainda costuma produzir oleosidade numa quantidade aceitável.

Detalhe, todas elas podem ser sensíveis! Sensível não é bem um tipo de pele, mas sim uma condição. Nesse caso, a pele reage às mudanças climáticas e, até mesmo de rotina, portanto se seu rosto fica vermelho, ressecado, com leve ardência ou coceira, você tem uma pele delicada.

Depois de identificar o seu tipo de pele, é preciso em ir busca de produtos dermocosméticos próprios e, acima de tudo, de qualidade. Vamos entender a importância dessa caraterística no tópico seguinte.

2. Comprar dermocosméticos próprios e de qualidade

Assim que identificou seu tipo de pele, é o momento de encontrar os produtos corretos. Sabe porque é importante usar os produtos adequados? É para personalizar à pele o tratamento que ela precisa. De que adiantaria passar um redutos de oleosidade em uma pele seca? Isso não faz sentido. Apenas intensifica uma característica que pode ser prejudicial, tanto para a saúde da pele quanto para estética.

E é aqui que mora o segredo! A nossa pele também é exigente, e não é a toa que ela prefere produtos bons. Isso acontece porque eles possuem uma formulação diferenciada, em outras palavras, melhor! Geralmente, para chegar nesse nível de otimização, as marcas investiram um pouco mais nos testes e chegaram à uma fórmula com compostos novos e afins.

Ah, e comprar produtos de qualidade pode ser fácil do que imagina. Isso de “apenas os caros são bons” caiu por terra. Atualmente, no mercado dos cosméticos, nós temos à nossa disposição itens com fórmulas bem interessantes por preços acessíveis. É só pesquisar um pouco mais a fundo.

3. Ter bons hábitos diários

Os hábitos são os fatores determinantes para o sucesso, e com o skincare não poderia ser diferente. Esses hábitos durante o dia auxiliam na manutenção do cuidado e ainda deixam a sua pele com aspecto saudável por muito mais tempo. Para tornar esse processo mais fácil, nós desvendamos o que cada pele precisa para ficar belíssima. Continue lendo que te explicamos na sequência:

Seca

A pele seca tem os tecidos debilitados pela falta de hidratação. Portanto, é importante evitar tudo o que a resseque ainda mais, como banhos muito quentes. Sabemos que no inverno isso é quase impossível, mas faça a correção desse ressecamento com um creme pós-banho. Para te ajudar durante essa época, nós elencamos 3 dicas para cuidar da pele no inverno.

Além disso, procure manter uma rotina de hidratação diária no rosto e não negligencie a limpeza antes de hidratar, afinal de contas, não é porque é seca que está livre de impurezas. Lave e limpe antes de hidratar, assim como todas as demais.

Oleosa

Vamos limpar esse óleo do rosto? Lave o rosto com um sabonete de limpeza facial para remover o excesso de oleosidade. O detalhe deste processo está na temperatura da água – ela precisa ser fria, pois essa temperatura fecha os poros.

Lembra que mencionamos anteriormente a presença de espinhas e cravos? Então, evite espremê-los, apertar, cutucar ou fazer qualquer manipulação, pois a pele ficará marcada e manchada. Como o óleo sempre será produzido pela pele, é importante controlar essa oleosidade. Dessa forma, os cravos e espinhas nem chegam a acontecer.

Falando em espinhas, você sabe por que as espinhas existem? Leia o conteúdo e entenda porque elas aparecem na adolescência e na gravidez. Te esperamos lá!

Mista

Como a pele mista possui dois aspectos opostos, o melhor é ter equilíbrio. Portanto, é importante realizar a limpeza da pele sem colocar muito adstringente ou produtos com álcool – eles podem provocar ardência nas áreas ressecadas. Quanto à hidratação, é importante realizá-la duas vezes durante o dia e evitar o uso de produtos oleosos.

Aliás, é interessante que o filtro solar seja matte ou com toque seco. Caso a pele tenha manchas de acne, é um ótima opção entrar com cuidados extras, nesse caso, máscaras faciais e esfoliação.

Normal

A pele normal conta com uma rotina semelhante a mista. É interessante que seja limpa com gel de limpeza ou sabonetes faciais suaves e refrescantes pelo menos duas vezes ao dia e, em seguida, hidrate-a com um sérum leve. Em seguida é só finalizar com o famoso protetor solar de toque seco para proteger ainda mais seu rosto.

4. Seguir a ordem dos processos

O quarto segredo é sobre a ordem dos processos. Isso acontece pois não faz sentido passar uma proteção enquanto a pele está cheia de impurezas. É imprescindível que a pele seja limpa antes de tudo e, só depois, receba os demais tratamentos. Veja como uma boa skincare funciona em poucos passos:

  1. Limpeza;
  2. Tonificação;
  3. Hidratação;
  4. Tratamentos específicos;
  5. Proteção com filtro solar.

Se você seguir essa ordem, com certeza garantirá o aspecto saudável que tanto deseja. Sobre esse assunto, nós temos um conteúdo bem interessante, conheça os 3 passos básicos para cuidar da pele em detalhes. Acesse o conteúdo completo e se informe!

5. Deixar tudo arrumado e ter disciplina

Por fim, o último segredo que, na verdade, é uma maneira de facilitar a rotina. Na maioria das vezes nós não temos a disciplina de fazer skincare porque temos preguiça de arrumar tudo. Porém, se já deixarmos arrumado já é meio caminho andado. Arrume um lugar do banheiro com todos os produtos. Ah, e sempre verifique se estão acabando e mais quanto tempo vão durar.

Se quiser conquistar a pele perfeita, tenha disciplina! A pele impecável vem com o tempo, por isso, se na primeira semana o resultado ainda não estiver aparecendo, fique tranquila, ela está em desenvolvimento. Mantenha a frequência e os mesmos cuidados.

Uma dica que funciona muito bem é tirar uma foto antes de começar a rotina skincare e depois de algumas semanas. Essa simples atitude te mostra toda a evolução. Faça e sinta a diferença! Deixe um comentário e conte para nós o que achou.

Pronto! Os segredos da rotina skincare foram desvendados, agora é só aplicá-los no dia a dia. Que tal já começar a praticar? Conheça os produtos naturais para pele. Se você gostou desse conteúdo, com certeza vai gostar dos próximos. Continue acompanhando o blog da HMS Natural pois semanalmente trazemos um post recheado de informação.

Até a próxima!

Equipe HMS

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Anúncio

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Anúncio

Vídeo

WhatsApp icone