Veganos

25 Documentários Indispensáveis Sobre Veganismo!

Vaca Veganismo

Estudar sobre veganismo requer de nós a busca por materiais que nos ajudem a entender tudo com profundidade. Por isso, fazer uma pesquisa em livros, na internet, em documentários, ou até mesmo ouvindo podcasts, pode nos ajudar a solucionar alguns mitos e reconhecer o veganismo como muito mais do que uma prática alimentar, mas também como um estilo de vida!

Pensando nisso, a HMS Natural separou 25 documentários sobre veganismo que podem ser facilmente encontrados na internet! Quer saber quais são eles e entender um pouquinho do que cada um aborda? Continue rolando a página e acompanhe na sequência!

1- Cowspiracy

O documentário Cowspiracy retrata a maneira como a indústria da agropecuária afeta o planeta, demonstrando por meio de dados estatísticos como uma alimentação baseada em carne envolve muitas outras coisas, como gastos exorbitantes em água e a devastação da Amazônia.

2- Forks Over Knives

Diferente do documentário anterior – que retrata a maneira como a indústria da carne devasta o meio ambiente – em Forks Over Knives a temática está voltada para os efeitos nocivos que uma alimentação baseada em carne ocasiona ao ser humano. O mais legal é que os pesquisadores demonstram como uma dieta baseada em plantas pode resolver grande parte delas.

3- Food Matters

Assim como o título anterior, Food Matters também trata da saúde da humanidade em relação à alimentação. Neste, também há presença de pesquisadores e autoridades na área – como nutricionistas e endocrinologistas – debatendo sobre os efeitos nocivos de comer carne.

4- Food Choices

O documentário Food Choices trabalha de maneira informativa, desmistificando – de maneira prática – muitos mitos sobre a alimentação vegana. Médicos, nutricionistas e atletas compartilham seus pontos de vista e contam como transformar a maneira de enxergar a comida modificou seus estilos de vida.

5- What The Health

Em What The Health nós nos aprofundamos nos efeitos que a indústria da carne causa na sociedade, por meio de um mergulho que vai diretamente até a indústria farmacêutica. Assim, é mostrado como as autoridades não possuem interesse em pesquisas sobre o veganismo, pois não desejam a resolução de grandes problemas que acometem a saúde pública.

6- Terráqueos

Em Terráqueos, que conta com um roteiro extremamente forte, podemos perceber como o ser humano não se importa com a vida de outros animais. É exposto um panorama que vai desde animais de estimação, vestuário, cosméticos até a indústria da carne.

7- Dominion

Em Dominion há um retorno às grandes fazendas criadoras de animais para alimentação. O documentário aborda como ocorrem diversos processos que envolvem desrespeito à vida, crueldade e negligência. Enfim, Dominion trata da maneira como o ser humano sente-se detentor e dominador sobre o reino animal.

8 . Glass Walls

Em “Paredes de Vidro” – tradução para o português – vemos a maneira com que aves como frango e peru são tratados em matadouros, vivendo amontoados, em meio aos próprios excrementos. O documentário é tão famoso que a frase “se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos”, dita por Paul McCartney na filmagem, se tornou um lema de movimentos sociais como veganismo e vegetarianismo.

9 . Speciesism

Nesse documentário, é abordado a maneira como seres humanos – que convivem com animais domésticos – relacionam-se com aqueles de que se alimentam. Em Speciesism podemos perceber, por meio de falas de pesquisadores, que a prática do especismo trata-se de um preconceito contra as demais espécies, e é uma forma de dominação.

10 . The Game Changers

Conhecido no Brasil como “Dieta de Gladiadores”, o documentário trata de combater estereótipos aplicados aos veganos, além de abordar – com dados científicos – como atletas de alto rendimento podem ter uma dieta vegana e ainda assim continuar treinando e competindo com bons resultados.

11 . Planet Vegan

É uma série documental que aborda a expansão do veganismo em diversas nações, como Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Holanda, Inglaterra, Canadá, Portugal, Noruega e Espanha. Em Planet Vegan conhecemos como o estilo de vida vegano tem levado pessoas de todos os países a pensar mais conscientemente sobre alimentação.

12 . The End Of Meat

No documentário The End Of Meat diversos cenários futuros em que não há o consumo de carne são discutidos sob inúmeras perspectivas. Além disso, o cineasta Marc Pierschel aborda que, embora o planeta seja predominantemente onívoro, as mudanças estão acontecendo, e futuramente teremos um cenário em que muito mais pessoas irão aderir ao veganismo ou vegetarianismo.

13 . Sem Carne, Por Favor!

Lançado pela TV Assembleia de Roraima, esse documentário trata das diferenças existentes entre o veganismo e o vegetarianismo, e evidencia que se considerar vegano vai muito além do que optar por não comer carne. O filme é curtinho, porém muito instrutivo, pois além de abordar as diferenças entre essas duas correntes, também demonstra como é fácil cozinhar no veganismo.

14 . Eating Animals

Baseado em um livro de Jonathan Safran Foer, Eating Animals foi lançado em 2009. O longa conta com a brilhante direção de Christopher Dillon Quinn e tem como narradora a atriz Natalie Portman. O documentário aborda, de maneira reflexiva, como a pecuária industrial tem afetado o meio ambiente, além de mostrar a forma cruel como os animais são tratados.

15 . Football Going Vegan

O documentário Football Going Vegan, elaborado pela BBC, apresenta evidências do crescimento do veganismo no futebol. Por meio de depoimentos, apresentação de ONGs veganas criadas por esportistas e presença de diversas personalidades se posicionando a favor do veganismo, conseguimos entender como é possível ter uma dieta vegana e ainda assim treinar pesado.

16 . The Last Pig

Em The Last Pig conhecemos a história de Bob Comis, um pecuarista estadunidense que abandonou a criação de animais para abate e consumo. Por meio de uma análise filosófica, percebemos como Bob – assim como diversas pessoas – entram em conflito por serem a favor dos animais e continuarem consumindo carne.

17 . Sob A Pata Do Boi

Mais um documentário brasileiro! Em Sob a Pata do Boi vemos o expressivo impacto que a pecuária causa na Amazônia. Em meio a diversos dados estatísticos, é possível perceber como a pecuária e o desmatamento estão completamente ligados, ao ponto de, na medida em que a criação de gado aumenta, a floresta diminui.

18 . 73 Cows

Muito aplaudido, o documentário 73 Cows foi tão aclamado que conquistou o prêmio BAFTA, na Inglaterra. Nele conhecemos a história de Jay Wilde, uma fazendeiro típico de Derbyshire, que atuava na produção de leite e carne. O conflito consiste no peso que o fazendeiro sofre ao ter que enviar suas vacas para o matadouro, o que demonstra compaixão pelos animais.

19 . M6NTHS

Curto e sem narração, o micro-documentário M6NTHS fala sobre um leitão que foi criado para consumo. O conflito está envolto ao fato de Eline Helena Schellekens – a cineasta – se aproximar da maneira como o porco “pensa”. Trata-se de uma reflexão sobre aqueles animais que nasceram unicamente para morrer e servir de alimento.

20 . Hogwood

O documentário Hogwood, aborda uma investigação que ocorreu na fazenda Hogwood Pig a respeito da crueldade contra os animais do local. Com grande notoriedade, o filme pretende mostrar o terror que esses animais sentem ao viverem confinados, tratados de qualquer maneira e terem como resultado a morte.

21 . Meat: A Threat to Our Planet?

Outro documentário da BCC, em “Meat: A Threat to Our Planet?” podemos entender o impacto que a produção e consumo de carne causam no mundo. Por meio do olhar de uma bióloga, Liz Bonnin averigua – inclusive – que em umas das fazendas das quais visita há uma grande emissão de metano, prejudicial para a camada de ozônio e responsável por diversas mudanças climáticas.

22 . For The Birds

Em For The Birds é contada a história de Kathy, uma mulher que possui uma incrível relação de compaixão, carinho e amor pelos animais. Nela conhecemos o incrível trabalho da protagonista, que resgata aves em situação de maus-tratos em matadouros, e acabou colocando em risco o próprio casamento por amor à causa.

23 . Não Matarás

Dividido em duas partes, em Não Matarás conhecemos a faceta do uso dos animais no ensino – como em caso de faculdade de medicina, veterinária e biologia – além de também entender como ocorre a utilização destes seres nas pesquisas – por exemplo, para a produção de produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos.

24 . Maximum Tolerated Dose

Reconhecido como um dos documentários mais clássicos para aqueles que desejam entender o uso de animais em pesquisas, Maximum Tolerated Dose trata justamente da crueldade como estes seres são utilizados na ciência sob o pretexto de avanço científico. O título refere-se justamente à dose máxima que pode ser administrada em um animal sem provocar morte imediata.

25 . The Farm In My Backyard

O último documentário, The Farm In My Backyard, se aprofunda na prática comercial de venda de peles de animais. Muito comum na Nova Escócia, o país se recusa a investir em outras práticas econômicas, e o filme trata justamente dessa necessidade, evidenciando os maus tratos que os animais sofrem.

As intensas influências da indústria da carne na vida humana são inúmeras e profundas, levando pessoas de diversos setores, como a moda, ciência e cultura, a reavaliarem a maneira como enxergam a sociedade, o consumo alimentar e até mesmo os produtos que usam para higiene pessoal.

Entender sobre veganismo é muito mais fácil quando procuramos recursos, como filmes e documentários, que tratam sobre o tema. Agora está fácil! Basta escolher o primeiro da lista e começar sua jornada para compreender tudo sobre o estilo de vida vegano.

Gostando do nosso conteúdo? Aqui no blog da HMS nós tratamos semanalmente de diversos assuntos que envolvem estilo de vida vegano, saúde e bem-estar. Continue conosco! Aproveite e faça a leitura do nosso texto sobre alimentação vegana e entenda como ela é mais simples do que você imagina!

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Vídeo

WhatsApp icone