Amamentação Veganos

Vitamina para gestante: conheça as melhores opções veganas!

Pregnant woman with vitamins tablet

A chegada de um bebê em uma família é sempre um momento muito especial, além de ser recheado por dúvidas e expectativas! Muitos desses sentimentos são fruto das mamães que se preocupam em ter uma boa gestação.

Isso se intensifica no caso daqueles que são adeptas ao veganismo, pois o tabu que envolve o estilo de vida vegana leva muitas pessoas a pensarem que mulheres grávidas que são adeptas tem baixo teor de vitaminas e sais minerais.

No entanto, de antemão já esclarecemos que os cuidados que uma mulher grávida vegana precisa ter são os mesmo que qualquer outra gestante, considerando que ambas devem prestar atenção na reposição de certos nutrientes super necessários para a formação do bebê.

Existem diversas opções de suplementos vitamínicos veganos para mulheres em período gestacional. Contudo, você sabe quais são os mais essenciais? Pensando nisso, nós da HMS Natural desenvolvemos uma lista com as 6 opções mais necessárias para garantir saúde para você e seu bebê!

Vitamina para gestante: 6 opções veganas!

O veganismo é uma corrente de pensamento que prioriza a vida de todos os animais. Esse respeito vem atrelado a uma ideia de não consumo de qualquer produto de origem animal, ou testado em animais, que pode incluir alimentos, vestimentas e até mesmo cosméticos.

Essa prática tem se tornado cada vez mais comum e tem atingido – inclusive – mulheres em período de gestação, que buscam uma alimentação regrada, livre de crueldade animal, e que traga benefícios para si mesmas e para seus bebês.

Além do aspecto cultural e ambiental, essas mamães veem o veganismo como uma potente alternativa para a redução de inúmeras doenças oculares, a diminuição do risco de câncer, além da prevenção de patologias cardiovasculares.

A alimentação vegana para uma mulher que não está grávida, mas possui uma boa nutrição, pode ser a mesma no período gestacional. A única questão é que – enquanto grávida – essas mulheres precisam olhar com mais carinho para certos nutrientes, considerando que na gravidez o cuidado precisa ser em dobro, pois o bebê necessita desses elementos para uma boa formação.

Por isso, um acompanhamento nutricional completo – com um profissional sensível e integrado sobre o veganismo – é uma ótima solução para administrar os níveis de certos compostos essenciais no organismo. E para te ajudar nesse período tão especial, confira nossa lista de vitaminas essências para a gravidez!

Ácido Fólico

ácido fólico, conhecido também por vitamina B9, é um dos compostos mais importantes para o período gestacional. Por isso, diversos médicos recomendam que o consumo seja feito desde antes da geração do bebê.

Ou seja, incluir essa vitamina logo no período de planejamento aumenta as chances de seu bebê não nascer com nenhuma doença do tubo neural, como deficiências cerebrais e na coluna vertebral.

Na alimentação você pode conseguir esse composto comendo produtos como lentilha, espinafre, beterraba, feijão preto, dentre outros. Contudo, há inúmeras opções em suplementos de ácido fólico que podem te ajudar a reforçá-lo no organismo.

DHA de Algas

ômega 3, ou DHA, é derivado das algas e, diferente do que muitos pensam, não tem seu consumo ligado diretamente ao peixe em si, e sim as algas com que ele se alimenta, por isso é um suplemento que pode entrar tranquilamente na rotina das gestantes veganas. Esse é um item nutricional essencial para o desenvolvimento do cérebro do bebê, e deve ser consumido desde sua fase embrionária pois atua desde os primeiros momentos de vida até a formação e manutenção total das funções cerebrais.

É importante que a mamãe adicione o ômega 3 na sua alimentação de forma intensa, pois quanto maior o índice no seu organismo, e por consequência no leite materno, maior a taxa de prevenção para problemas cardíacos, câncer e desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Cálcio

Outro composto muito importante para uma boa formação do seu bebe é o cálcio. Ele é responsável por diversas funções em nosso organismo, mas atua principalmente na formação de ossos e dentes.

Assim, inclui-lo na sua rotina de alimentação é extremamente necessário para que seu bebe nasça forte. Além disso, ela também ajuda a regular a pressão sanguínea e a proporcionar uma melhor coagulação do sangue.

É possível repor o cálcio com suplementação – caso seja necessário – por meio de suplementação vitamínica. Contudo, é completamente possível ter esse composto em abundância na alimentação vegana. Comidas como feijão, couve, brócolis e espinafre não podem sair do seu prato.

Ferro

Durante o período gestacional a mulher produz muito mais sangue no corpo, isso pois além dela estar bombeando sangue para si, também está fazendo isso para o bebê. Assim, o ferro é uma vitamina essencial nessa situação.

ferro é importante para a produção de hemoglobina – responsável pelo transporte de oxigênio. Por isso, durante o período de gravidez, ele é um composto extremamente necessário para melhorar o desenvolvimento e a oxigenação do feto.

Qualquer mulher – veganas ou não – podem ter deficiência de ferro, uma vez que grande parte do sangue é usado para formar o tecido placentário, fetal e muscular do bebê. Alimentos como nozes, legumes e vegetais verdes são ricos em ferro e devem ser redobrados em qualquer tipo de dieta gestacional.

No entanto, incluir uma suplementação vitamínica em ferro muitas vezes pode ser necessário. O importante aqui é consultar seu médico e seguir as recomendações profissionais para uma dieta vegana cheia de ferro para você e seu bebê.

Zinco

zinco é um antioxidante natural, atuando na formação de células de DNA e na formação dos tecidos no organismo do bebê. Contudo, como nosso organismo não o produz, é importante incluir alimentos que façam essa reposição.

Para que o feto tenha um bom crescimento e desenvolvimento, você pode incluir alimentos como castanhas, nozes, chocolate amargo vegano, feijão e grão de bico. Contudo, assim como o ferro, a reposição por meio de uma dieta balanceada pode não ser suficiente. Nesse caso, uma boa ideia é incluir uma suplementação vitamínica em zinco.

Vitamina B6

vitamina B6 é formada por uma série de compostos químicos que atuam – principalmente – fortalecendo nosso sistema imunológico. A Piridoxina, como também é conhecida, é essencial para que nós tenhamos mais energia, além de também ser um composto super necessário para prevenção da anemia!

Não precisamos nem dizer como essa vitamina é importante para a formação do feto, concorda? Por isso, o consumo correto desse nutriente é extremamente necessário, justamente por ele proporcionar todos esses benefícios no momento de formação e desenvolvimento.

Nos alimentos é possível encontrá-la em alternativas como aveia, banana, gérmen de trigo, abacate, cereais, sementes e nozes.

É muito importante salientar que, mesmo diante de uma dieta super saudável e balanceada, muitas mulheres no período de gravidez não conseguem absorver todos os nutrientes necessários para gerar o bebê com saúde e bem-estar, o que não tem relação nenhuma com o fato dela optar ou não por um estilo de vida vegano.

Por isso, se você é uma dessas mamães, pense em consultar seu médico para falar sobre a necessidade de inclusão de algumas vitaminas! Aliás, não esqueça de comentar que você é adepta do veganismo, já que assim será muito mais fácil recomendar produtos próprios para você!

Gostando do nosso conteúdo? Por aqui nós sempre trazemos diversos temas sobre saúde e bem-estar. Vem ler nosso post sobre prematuridade e fique ainda mais preparada para receber seu bebê com carinho e planejamento!

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Anúncio

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Anúncio

Vídeo

WhatsApp icone