Saúde

Conheça os benefícios do ômega 3 com a HMS Natural!

É quase que unanime entre as pessoas os benefícios de adotar uma rotina que envolve o consumo de ômega! Considerado uma espécie de gordura boa, esse composto possui ótimas propriedades de regulagem dos níveis de colesterol e glicemia, além de ser excelente para potencializar a capacidade anti-inflamatória do nosso organismo.

Mas vamos lá, você não sabe quais são os reais benefícios do ômega 3? Sem problemas! Nós, da HMS Natural, nos preocupamos com a sua saúde! Por isso, trouxemos uma lista incrível com 13 vantagens que te farão querer incluir alimentos e suplementos vitamínicos ricos em ômega 3. Vem com a gente e confira!

Quais os benefícios do ômega 3?

Como dissemos, o ômega 3 é um tipo de gordura boa e podemos encontrá-la em três tipos: o ácido docosahexaenoico (DHA) e o ácido eicosapentaenoico (EPA) muito comum em sardinha, atum, demais peixes do mar e algas marinhas, e o o ácido alfa-linolênico (ALA), muito comum nos óleos vegetais.

Quem nunca ouviu dizer que golfinhos são inteligentes graças ao consumo de peixe?

Além disso, podemos encontrar ômega 3 para consumo em casas especializadas, vendido em formato encapsulado. Devido às grandes propriedades em favor da saúde humana, o consumo diário tem mostrado ser uma ótima alternativa de suplementação. Vamos conhecer seus benefícios?

1. Diminui a inflamação

Sem dúvida nenhuma um dos benefícios mais evidentes do ômega 3 é sua capacidade anti-inflamatória, que são essenciais como recurso medicinal no tratamento de doenças como artrite reumatoide e inflamações intestinais. Além disso, graças a elementos como eicosanóides e as citocinas presentes na composição, ele atua como preventivo ao câncer.

2. Protege contra doenças cardiovasculares

Lembra quando falamos que o ômega 3 ajuda no tratamento do colesterol? Pois é, isso demonstra como ele também é capaz de tratar doenças cardiovasculares. Como assim? Bem, ele ajuda a reduzir os índices de gordura ruim e triglicerídeos, causadores de placas gordurosas em nossas artérias. Por isso, previne contra insuficiência cardíaca, derrame cerebral, infarto e arritmia.

3. Evita a formação de coágulos

Graças às propriedades anticoagulantes do ômega 3 – em principal o DHA e o EPA – ele é ótimo na prevenção, por exemplo, de doenças como trombose venosa profunda e embolia pulmonar. Isso ocorre pois, reduz a formação de coágulos sanguíneos, o que por sua vez previne o surgimento o acúmulo de plaquetas no sangue.

4. Ajuda a combater a depressão

Uma das doenças que mais acometem a humanidade nos últimos tempos é a depressão. A adoção de uma rotina alimentar que envolva ômega 3 pode contribuir para a proteção e fortalecimento das células do cérebro, conduzindo a um melhor funcionamento. Como resultado, pode haver diminuição de perturbações no sono e baixa da libido.

5. Combate a asma

Graças a sua propriedade anti-inflamatória, o ômega 3 é um ótimo aliado no tratamento da asma. Isso pois, ele atua minimizando os riscos de possíveis crises, contribuindo para o fortalecimento pulmonar. Dessa forma, muitos nutricionistas e médicos tem receitado o composto como tratamento complementar a asmáticos.

6. Previne doenças autoimunes

As doenças autoimunes são conhecidas por incapacitar nosso sistema de defesa. Como assim? Ela ocorre quando discernir invasores de células saudáveis, o que leva o sistema atacar sem diferença. O ômega 3 tem mostrado ser eficiente para tratá-las, por isso é aconselhado o consumo diário a pessoas com diabetes tipo 1 ou esclerose múltipla, lúpus, psoríase e dermatite atópica

7. Ajuda a controlar a glicemia

Assim com ótimo aliado no tratamento da diabetes tipo 1, o ômega 3 tem mostrado ser uma alternativa excelente para pessoas com o tipo 2. Segundo pesquisadores, ele atua reduzindo os índices de açúcar no sangue, além de potencializar nossa capacidade de resistência à insulina

8. Melhora o funcionamento cerebral

Você sabia que sessenta por centro do nosso cérebro é formado por gordura? E grande parte é ômega 3. Por isso, ele é considerado um importante nutriente para mantermos nossa saúde cerebral. Inclusive, há estudos que indicam que a falta dele pode ocasionar redução no aprendizado e perda de memória.

9. Previne o Alzheimer

Como você acabou de ler, o ômega 3 é excelente para o fortalecimento e funcionamento cerebral. Como atua reduzindo a perda de memória, desatenção e dificuldade de raciocínio, ela colabora para o tratamento do mal de Alzheimer. Contudo, ainda é necessário maior desenvolvimento de pesquisas. Na dúvida? Opte pelo consumo – afinal, não faz mal nenhum!

10. Melhora a qualidade da pele

O ômega 3 – com atenção especial para o DHA – também é um importante aliado na beleza. Além de ser excelente no rejuvenescimento da pele, proporcionando um aspecto mais saudável e hidratado, ele também colabora para redução do surgimento de rugas. Ah, sem contar que é excelente na proteção contra raios solares nocivos.

11. Controla o déficit de atenção e hiperatividade

Ficou claro que o ômega 3 é essencial para uma atividade cerebral mais saudável, concorda? Contudo, para além dessa super vantagem, pesquisas têm mostrado que a deficiência desse nutriente está bastante relacionada ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDHA) em crianças. Além disso, em principal o EPA, tem surtido efeito na redução dos sintomas desses transtornos.

12. Melhora o rendimento muscular

Alô, galera fitness! O ômega 3 é muito eficiente na redução de inflamações musculares provenientes de atividades físicas intensas, fazendo com que os músculos se recuperem rapidamente e de maneira mais efetiva. Além disso, ele é ótimo para diminuir desconfortos após a sua rotina de treinos.

13 . Potencializa a disposição física

Você acabou de entender que o ômega 3 é excelente para quem treina, não é mesmo? Afinal de contas, ele promove uma melhor regeneração celular! Contudo, o que não dissemos ainda é que ele é ótimo para garantir mais disposição física e diminuir a fadiga. Graças a isso, é possível usá-lo como recurso para aumento da libido.

Ufa, quantos benefícios, não é mesmo? Melhor que conhecer as vantagens do ômega 3 é adotá-lo em nossa rotina diária, concorda? Por isso, procure ter uma alimentação regrada e que inclua o nutriente, além de buscar uma suplementação realmente eficiente para garantia!

Conteúdos como esse, você sempre encontra por aqui, no blog da HMS Natural! Continue navegando e conheça muitos posts com dicas, informações e passo a passo para ter mais saúde! Ah, já que estamos falando disso, dê um pulinho lá no nosso texto sobre como reduzir o consumo de açúcar e conheça mais dicas saudáveis. Já estou te esperando lá!

Carina Molon Zampini CRF 44170

Farmacêutica (CRF 44170), responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Anúncio

Carina Molon Zampini

Farmacêutica, responsável pela HMS Natural, mãe da Isabely de 3 anos e da Amanda de 6 anos. Desenvolveu a linha vegana e livre de alergênicos com a intenção de ajudar ao próximo, os animais e o meio ambiente.

Anúncio

Vídeo

WhatsApp icone